410 views 6 mins

AgroNews 09/12/2023

em Agronews
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023

Minicurso de cultivo comercial da goiaba e mercado de frutas frescas e processadas

Os interessados em ampliar os conhecimentos sobre fruticultura tropical ganharam duas novas oportunidades: a Embrapa passa a disponibilizar de forma contínua, na vitrine de capacitações e-Campo, os minicursos on-line Goiaba: Instruções técnicas para o cultivo comercial e Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas, desenvolvidos pela Embrapa Cerrados (DF). Voltados a produtores rurais, extensionistas rurais, professores, gestores públicos e estudantes, os minicursos são gratuitos, autoinstrucionais e podem ser feitos em qualquer dia e horário. Ao realizar o minicurso, o aluno que obtiver 70% dos pontos no conjunto de atividades obrigatórias e preencher a avaliação de satisfação e o perfil do participante receberá, gratuitamente, um certificado de conclusão assinado pela Embrapa. Para se inscrever, acesse os links: (https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=435) ou (https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=433).

EsseAgroÉNosso: agropecuária, uma força que impulsiona todos os setores

A agropecuária brasileira é uma potente força da economia nacional que movimenta vários outros nichos produtivos. Contribuindo com expressivos 24,8% do PIB, esse setor é um estimulador do desenvolvimento que gerou, só em 2021, 140,9 mil novos empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na comercialização de commodities, o Brasil é historicamente um gigante global, se destacando como o maior produtor mundial de soja, café e cana-de-açúcar. Estimativas para a safra 2022/23 indicam números impressionantes: mais de 150 milhões de toneladas de soja, 54,94 milhões de sacas de café e mais de 578 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. No cenário de exportação, o país está prestes a liderar mundialmente na exportação de milho, superando os Estados Unidos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que 50 milhões de toneladas do produto deixem os portos brasileiros nesta safra, refletindo o crescimento da produção nacional e a crescente demanda externa.

“Desafios comerciais para 2024” é tema de workshop promovido pelo SindArroz-SC

Estar atento às movimentações do mercado é essencial para os negócios, principalmente para vislumbrar o próximo ano. Tendo isso em mente, o Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) promoveu uma noite significativa para seus associados. Na útita quinta-feira, 07, o órgão realizou um workshop com o tema “Os desafios comerciais para 2024: como melhorar a atuação do setor nas empresas”. O momento contou com apresentações de dois palestrantes: Moisés Spilere, diretor financeiro da Metalúrgica Spillere, formado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Felipe Motta, Founder & CEO da Sua Cirurgia, formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. A ideia ao trazer perspectivas externas, conforme explica o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, foi deixar o bate-papo mais rico.

Solução com fórmula exclusiva contra cigarrinha-da-cana

A Sumitomo Chemical, uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para o campo do mundo, apresentou o seu mais novo inseticida, o Kaiso Max. O produto tem uma mistura inovadora e é voltado à cigarrinha-da-cana, atualmente a principal praga da cultura. Ela pode provocar queda expressiva de produtividade em todos os canaviais. O lançamento aconteceu em um evento online, em São Paulo (SP), com a presença especial da consultora e pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), Leila Dinardo, e representantes da companhia.

Parcerias para promover a integração de dados agrícolas

A startup de tecnologia agrícola Varda anuncia a chegada de duas novas parcerias: a InCeres, plataforma de soluções integradas, e a IMBR Agro, startup de processamento de base de dados climáticos para avaliação de risco agrometeorológico. “Estas parcerias reforçam a importância da colaboração entre os players do setor e nos ajudam a ganhar escala de rastreabilidade. Atualmente, temos mais de 90% da área agrícola nacional mapeada e devemos completar 100% ainda este ano”, diz Deise DallaNora, Líder da Varda para o Brasil e América Latina.

Embrapa comemora recorde de participações no e-Campo

Mais de um milhão de participantes, 133 capacitações ativas, 41 novos cursos sendo construídos, 15 mil inscrições/mês. Resultados de um dos mais bem sucedidos programas de capacitação da Embrapa, o e-Campo, que está em busca de parceiros públicos e privados para possibilitar que as tecnologias geradas pela Embrapa cheguem a um número maior de técnicos e produtores brasileiros e de outros países. A plataforma e-Campo (https://e-campo.sede.embrapa.br/), também conhecida como Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa, foi aperfeiçoada.