181 views 5 mins

E-wallets e a revolução financeira desencadeada pelo universo gamer

em Artigos
quarta-feira, 08 de novembro de 2023

Wagner Martin (*)

O mercado de jogos eletrônicos é um nicho em constante crescimento, que continua gerando receita e atraindo entusiastas. De acordo com um relatório da DFC Intelligence, aproximadamente 40% da população mundial joga videogames, o que representa cerca de 3,1 bilhões de pessoas. Embora os jogadores utilizem várias plataformas, como consoles, PCs e dispositivos móveis, estes últimos são os mais preferidos.

Embora os jogos eletrônicos tenham se tornado amplamente populares, e os jovens estejam investindo cada vez mais dinheiro virtualmente neles, muitos não possuem acesso a serviços bancários ou meios próprios para essa finalidade. Há também aqueles que não têm interesse em entrar no sistema financeiro tradicional por estranharem uma linguagem diferente da sua habitualmente utilizada. Como resultado, eles buscam alternativas, como criptomoedas, cartões pré-pagos, recursos financeiros dos pais ou até mesmo empréstimos a amigos ou familiares.

Dentro deste cenário, as e-wallets, também conhecidas como carteiras digitais, têm ganhado destaque como a porta de entrada para a inserção desses jovens no mercado financeiro, em especial no mundo gamer. Nesse contexto, os bancos se deparam com uma oportunidade singular de se alinhar a esse fenômeno, por meio de aplicativos que possibilitem não somente aos jogadores, mas também aos jovens em geral, adentrar o universo financeiro e assumir o comando de suas economias.

Desse modo, as instituições bancárias podem se apresentar como os agentes ideais para orientar os jovens em seus primeiros passos no universo financeiro. Abre-se para os bancos, então, uma excelente oportunidade de se alinhar a esse fenômeno, mas, para cumprir essa função, é imperativo que priorizem soluções e características que sejam apreciadas por esses consumidores, os quais já estão familiarizados com as ferramentas tecnológicas. As carteiras digitais são excelentes alternativas, oferecendo uma solução mais prática e segura.

Com dados criptografados e medidas de proteção contra fraudes, elas conquistaram uma crescente popularidade e alcançaram uma taxa de adoção impressionante de 80%, de acordo com a pesquisa “O cenário das carteiras digitais no Brasil”, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box. A pesquisa também revela que os jovens têm se mostrado especialmente interessados nessa revolução financeira. Essa faixa etária tem adotado cada vez mais esse meio de pagamento, impulsionada pela conveniência e segurança oferecidas pelas e-wallets.

Para atrair os jovens, muitas empresas têm oferecido descontos, cashbacks e promoções exclusivas para os usuários de carteiras digitais. Essas vantagens adicionais incentivam a adoção dessas plataformas como método preferencial de pagamento, criando um ciclo positivo de fidelização do cliente. Além disso, as e-wallets possibilitam um maior controle financeiro ao permitirem o acompanhamento das transações e gastos de forma eficiente. Com acesso fácil ao histórico de compras, os jovens podem analisar seus hábitos de consumo e reduzir gastos desnecessários.

Atualmente, percebemos que os jovens dão importância à capacidade de resolver tudo através de um simples toque em seus celulares. Por isso, as carteiras virtuais são soluções ideais que oferecem uma experiência de usuário alinhada com os tempos atuais e de forma simplificada. Além disso, ao ingressarem no sistema financeiro, os jovens se interessam pelas finanças e adotam práticas financeiras sólidas desde cedo. O mundo gamer e o sistema financeiro se aproximam cada vez mais.

Mas para atender às demandas financeiras das novas gerações, será necessário que os bancos se atualizem para estarem à altura desse público que busca soluções digitais cada vez mais ágeis, seguras e inovadoras. A resposta? Oferecer soluções que estejam ao alcance de todos, com foco especial em uma experiência de usuário ágil, dinâmica e simples e priorizando as funcionalidades mais valorizadas por esse grupo, como transferências e pagamentos instantâneos, compra de recursos para jogos, programas de fidelidade e gamificação, investimentos, criação Avatares e NFTs etc. Você está pronto para jogar?

(*) É VP de negócios da Veritran no Brasil.