Rafael Terra (*)
Os negócios sempre se basearam na captação da atenção das pessoas, levando empresas a investirem em anúncios em diversos meios, como TV, jornal, rádio e, atualmente, também nas redes sociais. A presença efetiva das empresas nessas plataformas é essencial, pois garante a atenção do público e, consequentemente, impulsiona as vendas.
Um ditado popular afirma que “quem chega primeiro, bebe água limpa”, o que ressalta a importância dos empreendedores estarem atentos às novas plataformas, como o Threads da Meta, empresa proprietária do Facebook e Instagram, que entra na concorrência com o Twitter.
Entrar em uma rede social em seus estágios iniciais torna mais “fácil” conquistar audiência, pois as pessoas estão menos críticas sobre quem seguir. No entanto, com o tempo, o crescimento nesse espaço se torna mais desafiador.
É preciso cuidado para não se deixar levar pela ansiedade de entrar em novas redes, correndo o risco de perder sua identidade. A linguagem da marca deve ser única em todos os canais, para evitar desconforto nas pessoas que percebem incoerências.
Nas redes sociais, o foco não deve se limitar apenas aos produtos ou serviços oferecidos. É fundamental transformar a publicidade em conteúdo e almejar ser uma marca engajadora, em vez de meramente informativa.
Além disso, ao usar diferentes redes sociais, é essencial respeitar o formato específico de cada uma delas. Embora o conteúdo possa ser o mesmo, adaptar-se às características de cada plataforma impacta diferentes grupos de pessoas.
No mundo em constante evolução das redes sociais, é crucial que os empreendedores estejam atentos às oportunidades para alcançar o público efetivamente.
A concorrência é acirrada, e aqueles que chegam primeiro têm vantagens em conquistar uma audiência fiel. Contudo, é fundamental agir com cautela e autenticidade para estabelecer uma conexão verdadeira e conquistar resultados duradouros.
(*) É especialista em tendências digitais e autor de Autoridade Digital (DVS Editora)