No próximo dia 24 de maio, às 10h, as redes sociais da UNIP – Facebook, YouTube e Instagram – exibem conferência gravada com o professor doutor Carlos Rohrmann, importante pesquisador do Direito Digital, autor de relevantes publicações internacionais, doutor e mestre em Direito pela Universidade da Califórnia. O tema abordado é Inteligência Artificial, Direito e Cinema.
Segundo Rohrmann, as modernas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativas são “pré-treinadas” por seres humanos. Ou seja, os programas de IA aprendem a partir de um treino que lhes forneceu produção intelectual humana existente, e buscam nesta produção insumos para gerar suas respostas, que podem ser em forma de texto, imagem, música ou vídeo.
“Tensões relacionadas à proteção da propriedade intelectual, fruto da criatividade original humana, e a geração de respostas por meio de IA são objeto do estudo do Direito. Por meio da análise de situações peculiares da originalidade da representação da atividade jurídica no cinema, proponho um criativo mergulho nas novas tecnologias de IA generativa para ensinar sobre a própria IA, seus limites e suas interfaces com a criatividade humana”, detalha o professor.
A conferência de Carlos Rohrmann vem compor um grande projeto da Vice-Reitoria de Graduação da Universidade Paulista – UNIP, chamado Laboratório de Arte e Autoconhecimento – LAB2 (o numeral 2 é uma referência aos fundamentos Arte e Autoconhecimento). Em sua 10ª edição, o LAB2 propõe reflexões sobre os impactos da Inteligência Artificial na criatividade e as novas interfaces entre Direito e Cinema.
174 views
2 mins