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Dropshipping: como começar a empreender com sucesso nesse modelo?

em Manchete Principal
sexta-feira, 12 de maio de 2023

Lucas Castellani (*)

Empreender no mundo digital nunca foi tão acessível como é atualmente, pois temos disponibilidade de vários recursos, conteúdos e plataformas que facilitam a vida do empreendedor digital.

Um modelo de negócio interessante para quem está começando é o dropshipping, por ter um custo de entrada mais baixo e ser mais simples de executar quando comparado a uma operação de e-commerce com estoque.

O dropshipping é uma modalidade de e-commerce a qual o lojista vende produtos sem ter eles em estoque, dessa forma, são enviados diretamente do fornecedor para o endereço do cliente. Ou seja, uma das partes mais complicadas de se ter uma loja online, a logística, fica toda por conta do fornecedor. O empreendedor não precisa gastar tempo e recursos, o que já é um alívio para quem está começando.

Fora esta questão operacional, também há a parte financeira. Como não é preciso investir em estoque para iniciar as vendas, o custo do dropshipping inicial é muito mais baixo do que o de outros tipos de negócios. Por isso, é tão recomendado para empreendedores de primeira viagem.

Mas isso não quer dizer que o sucesso é garantido e nem que qualquer ação irá dar certo. Trata-se de um negócio que, como qualquer outro, vai exigir bastante dedicação, esforço e suor para que tenha êxito. Por experiência própria, uma das minhas primeiras iniciativas como empreendedor digital foi com uma loja de dropshipping. Aprendi bastante e pude evoluir no mercado.

Com essa bagagem, entendi que a primeira grande decisão que deve ser tomada, após decidir seguir pelo caminho do dropshipping, é sobre o tipo de loja que se deseja montar – genérica ou nichada? Esse é um debate bem antigo na comunidade deste mercado, pois cada modelo tem suas vantagens e desvantagens. De maneira geral, para quem está começando, uma loja genérica é indicada para trabalhar com produtos diferentes.

O segundo passo, é encontrar um bom fornecedor. No começo do artigo, expliquei que o parceiro vai ser responsável por toda a logística da sua loja. Portanto, é extremamente importante encontrar um fornecedor de confiança. É claro que você precisa avaliar os preços para não atrapalhar sua margem de lucro, mas não coloque este quesito em primeiro lugar.

O motivo é que pode ser vantajoso escolher um fornecedor que cobre um pouco mais caro, mas que tenha uma estrutura de logística superior, ao entregar os produtos em um curto prazo. Outra orientação é procurar uma plataforma de criação de lojas que tenha suporte para a prática. Algumas ferramentas automatizam o processamento dos pedidos, assim quando uma solicitação é feita por um cliente em sua loja, ele automaticamente é repassado para o fornecedor, eliminando todo o processo manual de efetuar o pedido novamente.

Por falar em plataforma de e-commerce, a escolha com bastante cuidado. Priorize aquelas que deixem você customizar todos os aspectos do seu negócio e do checkout, isso impacta diretamente na sua conversão. A aparência da sua loja virtual é fundamental para atrair clientes e criar uma experiência de compra positiva.

Imagem: ABRE_insta_photos_CANVA

Sobre a questão das vendas, recomendo aprender os recursos do tráfego pago, pois é a partir desse ponto, que a maior parte das suas vendas virão – pelo menos no começo. Caso tenha dificuldade com o tema, vale a pena contratar um especialista para ajudar ou ingressar em um curso. Além disso, há bastante conteúdo gratuito nas redes sociais e é possível começar dessa forma.

Pensando no longo prazo, é necessário investir em estratégias de SEO, um grupo de ações para otimizar sites e páginas da internet, com o objetivo de melhorar o posicionamento em sites de busca e então, obter mais vendas orgânicas para que sua loja não fique totalmente dependente do tráfego pago para realizar negócios.

Por fim, o ponto que julgo ser crucial é oferecer um bom atendimento ao cliente. Uma boa experiência de compra muda completamente a forma que o público percebe sua loja e aumenta a chance dos clientes voltarem a comprar nela, no futuro.

Além disso, um atendimento de qualidade é um fator de peso na hora de um cliente finalizar a compra. Se ele tiver alguma dúvida sobre os produtos, serviços ou precisar de alguma ajuda para finalizar o pedido, o seu suporte pode fazer toda a diferença.

Como dica bônus, recomendo ter muita paciência e perseverança. Assim como em qualquer empreendimento, o sucesso no dropshipping pode levar tempo. O mercado é promissor, mas não existe fórmula mágica de êxito instantâneo. Ao chegar ao final desse artigo, é possível dizer que já deu o primeiro passo para sua jornada de sucesso. Agora, é só correr e colocar todas as dicas em ação. Boa sorte!

(*) – É CEO da Cartpanda (https://cartpanda.com/).