135 views 2 mins

Diversos países buscam por profissionais de TI brasileiros

em Mercado
quarta-feira, 22 de março de 2023

Cerca de 75%, é o número que representa a parcela dos mais de 20 mil candidatos registrados na base de dados da Icon Talent, empresa especializada em recrutamento de profissionais de tecnologia, que estão dispostos a abandonar o mercado brasileiro para ganhar em dólar. O número, significativo, mostra a realidade de um dos setores mais aquecidos atualmente: o de tecnologia.

São mais de 15 mil profissionais que veem na figura do nômade digital um sonho de carreira e de alçar voos mais altos. “Com a pandemia, a digitalização e a institucionalização do trabalho remoto, profissionais com mais experiência e que possuem conhecimento de outros idiomas passaram a ser desejados por empresas internacionais, o que criou um processo de êxodo em massa já nos primeiros meses da pandemia.

Hoje, pouquíssimas empresas no Brasil conseguem competir com ofertas de trabalho remoto em outra moeda”, conta Christina Curcio, uma das sócias da Icon Talent e que revela ter uma média de 30 entrevistas por vaga de empresas internacionais, que oferecem salários que vão de USD 3.000 a USD 8.000. São vários os países que estão de olho nesse profissional, e as vagas são as mais variadas possíveis.

Historicamente, a Icon revela que EUA e Nova Zelândia, por exemplo, vêm contratando bastante desenvolvedores, analistas de testes, UX e UI e engenheiro de dados, enquanto europeus como Suécia, Holanda e Austrália têm buscado com mais frequência profissionais que atuam na área de infraestrutura e Cloud.

“Muitas dessas empresas nos relatam que têm preferência de contratação por brasileiros não só pelo país ser referência na atuação profissional, mas também porque os brasileiros são mais flexíveis com cultura e costumes e são de mais fácil relacionamento”, comenta Christina. – Fonte: (https://www.icontalent.com.br/).