O perfil do cliente atual pode ser definido em algumas palavras como instantâneo, experiência, qualidade e consciência ambiental e social. Muito influenciado pela tecnologia, que o aproxima das marcas que deseja consumir, busca também um atendimento diferenciado, o qual pode ser feito, principalmente, pela internet.
Esta plataforma deu um salto nos últimos dois anos e faturou mais de R$ 161 bilhões em 2021. Segundo a MindMiners, 91% dos brasileiros já realizaram compra online e 38% já realizaram uma compra a partir de um link em rede social.
Apesar do alto número de vendas, as empresas precisam seguir algumas estratégias digitais para obter sucesso e chamar a atenção do público. Entre elas estão o omnichannel, onde os canais de comunicação e divulgação são integrados; o phygital, integração do mundo físico com o digital e a inclusão de canais, como o WhatsApp, focado em vendas, marketing, atendimento e divulgação.
Uma vez que o WhatsApp é o principal aplicativo de conversa instantânea do Brasil com mais 120 milhões de contas, com previsão de que chegue a 147 milhões. Ele é uma forma dos consumidores receberem respostas mais rápidas, promoções e adquirir produtos sem a necessidade de entrar em diversos sites.
. O que fazer para torná-lo mais eficiente? – Adicionar uma extensão para a versão Web, como a Blueticks, faz com que ele se torne uma plataforma de gestão e de marketing completa. Por meio dessas novas funcionalidades, o WhatsApp torna-se ainda mais efetivo para as empresas e, consequentemente, melhora experiência do cliente.
“Esta tecnologia facilita o controle das atividades e do gerenciamento de equipes e tarefas diárias, acompanhamento de colaboradores, organização de calendário e avisos diários, facilitando a rotina tanto dos times internos quanto a comunicação com os consumidores”, reforça Flavia Cukier, gerente de marketing global da Blueticks. Tudo isso sem a necessidade de baixar um novo aplicativo, todas essas funcionalidades vão se completar as já existentes no WhatsApp Business e tornar um aplicativo mais organizado para as empresas.
Conheça o passo a passo de como criar as campanhas de marketing no WhatsApp:
- Baixe extensão – O primeiro passo é abrir o navegador do Google Chrome no seu computador, instalar a extensão “Blueticks” e acessar o aplicativo do WhatsApp Web.
- Selecione “broadcast” – Depois, basta clicar na opção “Broadcast”, que aparecerá logo quando o WhatsApp Web iniciar, que fica localizado na barra horizontal superior, ao lado da foto de perfil.
- Crie uma lista – Na guia chamada “List”, encontre os três pontos verticais, que universalmente significam “mais opções” e selecione “New List” para criar uma nova lista.
- Personalize a lista – Após criar uma nova lista, você pode dar um nome a ela e selecionar os contatos que deseja que recebam a mensagem. A opção “Download Sample CSV” é um modelo destinado a quem já tem uma lista de contatos pronta.
Após elaborar um documento em um editor de planilhas com os dados de cada contato separados por vírgulas, basta salva-lo em formato .csv, voltar ao WhatsApp Web e clicar em “Import”. - Crie a campanha – Como próximo passo, siga a mesma ideia da criação da lista, encontre os três pontos verticais e selecione “New Template”.
- Personalize a campanha – Escolha o Template e siga o mesmo processo, renomeie a campanha e escreva a mensagem que desejar. Para tornar a mensagem mais pessoal, utilize chaves, como {name}, {firstName}, {lastName} ou {displayName}.
Para adicionar imagens ou arquivos, como fotos ou vídeos, basta selecionar “Attachment”. Além disso, é importante ressaltar que o salvamento das informações é automático. - Dispare a campanha – Para dispararar campanha, você deve ir até a guia “Campaigns” e nos dois menus suspensos, selecionar a lista e a campanha desejadas.
É possível mandar uma mensagem teste para o seu próprio número. Para isso, basta digitá-lo em “Send a test message” e clicar na ação. Sem contar, que você pode também agendá-la ou mandar imeadiatamente. O botão azul “Launch Campaign” finaliza a ação. Porém, ao seu lado existe um relógio que você pode clicar para escolher um dia e horário de início da campanha. As mensagens, por sua vez, são enviadas gradativamente, para evitar o bloqueio por SPAM. – Fonte e outras informações: (https://blueticks.co/).