143 views 6 mins

Empresas se preocupam com riscos ambientais para seus negócios

em Destaques
quinta-feira, 05 de janeiro de 2023

Está cada vez mais evidente que as mudanças climáticas têm trazido impactos para empresas, assim como uma série de riscos nos negócios como, por exemplo, a falta de suprimentos causada pela escassez de água, além de riscos de transição que surgem da resposta da sociedade a essas mudanças.

Não à toa, 43% das organizações, em todo o mundo, se preocupam com os riscos ambientais para seus negócios, conforme mostra um relatório feito pela HLB Internacional — empresa global de auditoria, consultora e outsourcing com operação no Brasil.

Embora o desafio seja grande, há também uma série de oportunidades de negócios. As empresas podem se tornar mais eficientes em termos energéticos, reduzindo assim seus custos, a mudança climática também pode promover a inovação, inspirando a criação de produtos e serviços que permitem a redução de carbono.

As empresas podem aumentar a resiliência de suas cadeias de suprimentos, por exemplo, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis de preço volátil, mudando para energias renováveis.

Ainda de acordo com o levantamento, a energia renovável é considerada o principal avanço tecnológico não digital para o sucesso futuro por 61% dos líderes empresariais, seguida pela eletrificação citada por 46% deles. Para Paulo Crepaldi, sócio de consultoria da HLB Brasil, juntas, essas ações podem promover a competitividade e desbloquear novas oportunidades de mercado.

Com todas essas informações ao alcance de lideranças e da sociedade, começa a partir de agora uma corrida para que empresas alcancem o zero líquido, termo que se refere ao equilíbrio entre a quantidade de gases de efeito estufa liberada e removida da atmosfera.

“Apesar de necessária, a jornada pelo zero líquido não é isenta de desafios. Para muitos negócios, a escala de transição é assustadora, e são atrasadas pela falta de orçamento e de experiência para revisar sua infraestrutura e práticas de negócios, mas não fazer nada não é uma opção”, acredita Paulo. De acordo com ele, os custos dos efeitos desastrosos da mudança climática, se não forem controlados, serão muito mais altos.

Pensando nisso, a HLB listou um roteiro de três etapas para que organizações consigam alcançar a sustentabilidade:

  1. – O primeiro passo é entender de onde se está começando, avaliação da materialidade “como está”, a revisão de seu registro de risco, motivada pelas novas regulamentações da ESG, percepção do consumidor, demandas dos acionistas e mudanças de mercado. As empresas conseguem então determinar quais investimentos podem mitigar os riscos a curto prazo e garantir o crescimento dos negócios a longo prazo.

Você pode então comparar suas novas ações com os resultados de sustentabilidade desejados para determinar sua pegada ecológica. Esta etapa também ajuda a descobrir novos mercados e identificar processos que podem se tornar redundantes.

  1. – Em seguida, crie um roteiro para um modelo de negócios sustentável a longo prazo projetado para uma economia zero líquido à medida que você identifique oportunidades para inovações e motivadores de crescimento ao longo do caminho. A estratégia deve tratar de áreas de negócios universais, incluindo gerenciamento da cadeia de suprimentos, logística, fabricação e desenvolvimento de produtos.
  2. – O que é medido é feito. De fato, 90% das empresas do Índice S&P 500 já publicam relatórios de sustentabilidade para manter os stakeholders e o público informado. 25 países, incluindo Austrália, China, União Europeia, África do Sul e Reino Unido, tornaram obrigatória a divulgação de informações e relatórios de governança ambiental, social e corporativa (ESG) para empresas maiores e instituições financeiras.

O ‘greening’ dos negócios começou. Empresas desde a tecnologia até os fatores logísticos já se comprometeram a reduzir sua pegada ecológica e se tornarem zero líquido ou negativas em carbono dentro de uma década.

Essa transição de mercado é uma oportunidade perfeita para que organizações iniciem suas jornadas rumo a um negócio mais sustentável. O relatório completo com todos os detalhes pode ser acessado por meio do link (https://www.hlb.com.br/wp-content/uploads/2022/10/HLB-Net-Zero-report-2022-PORT.pdf).