Com sentimentos de medo e incerteza, nos últimos anos, empreender foi se tornando a realidade entre brasileiros, segundo a pesquisa Global de Empreendedorismo, a taxa que em 2020 era de 8,7%, em 2021 cresceu para 9,9%. O estudo ainda indica que o empreendedorismo é o terceiro maior sonho da população, e cerca de 46% dos entrevistados desejam ter seu próprio estabelecimento. Para isso, Carla Costa, especialista e ex-aluna da eduK, plataforma voltada à geração de renda, dá dicas de como realizar essa meta.
A especialista explica que, primeiro de tudo, é necessário ter em mente a ideia inicial do trabalho, e após, desenvolver um organograma de necessidade primordial para o negócio. Por exemplo, caso queira abrir uma loja de confeitaria, quais produtos vai vender; quem irá produzir os doces; se será online ou física; quanto será o investimento mensal. Ou seja, terá que começar a organizar as iniciativas e ter muita disciplina.
Conheça o mercado de atuação
É essencial conhecer o lugar de atuação do seu empreendimento, então, busque, estude, faça networking e converse com profissionais da área. Assim, você terá ainda mais bagagem e experiência para colocar a ideia em prática, comenta Carla Costa.
Entenda seu público
O principal erro das organizações é não entender de fato quem é o seu público, então é essencial fazer um estudo de caso sobre quem quer atender e qual a real necessidade desse consumidor. “Por isso, é tão importante conhecer o mercado de atuação e estudar a fundo sobre” afirma Costa.
Invista em plataforma digitais
Sabemos que as mídias sociais são um dos maiores meios de impulsionar e alavancar as vendas atualmente, portanto, investir em uma agência especializada, ou começar a compreender mais sobre marketing digital é o caminho do sucesso, diz Carla Costa. De acordo com pesquisa do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas, sete em cada dez empresas já atuam nas redes sociais como forma de venda.
Tenha uma marca de inspiração
Acredito que essa dica é a fonte de esperança e meta própria para cada empreendedor. Ter uma marca que te inspira é o caminho para não desistir desse sonho, então, procure uma empresa que faça você se lembrar o porquê começou e onde quer chegar.
Não deixe para amanhã
Por fim, mas não menos importante, não deixe para amanhã o sonho que você quer realizar hoje. “Nunca será a hora certa de abrir um negócio, sempre terá empecilhos e pedras no caminho, então acredite em você e no seu empreendedorismo, assim, você terá força o bastante para fazer acontecer” conclui a especialista.
Carla Costa, formada em letras, decidiu investir em uma nova jornada quando estava grávida e seu marido desempregado. Começou a estudar por meio dos cursos da eduK e passou a vender brigadeiros e bolos de pote. Hoje, a empreendedora também virou especialista na plataforma e compartilha seus conhecimentos de confeitaria para diversos sonhadores.