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Motivos que fazem o consumidor abandonar o carrinho de compras

em Mais
quinta-feira, 25 de agosto de 2022

O comércio eletrônico brasileiro teve uma alta de 5,29% no mês de julho, na comparação com o mês anterior, segundo relatório da Conversion. No varejo, a alta foi ainda maior que a média nacional – 6,3%. À medida que o e-commerce cresce, a necessidade de oferecer uma experiência de compra positiva também aumenta. É preciso se manter competitivo no mercado e garantir boas taxas de conversão.

Uma pesquisa da Opinion Box aponta que 78% das pessoas têm o hábito de desistir da compra na reta final da operação, o famoso “abandono de carrinho”, e 15% fazem isso com frequência. “Uma alta taxa de abandono de carrinho sinaliza que alguma das etapas do processo de compra está com problemas e desmotiva os consumidores. Isso impede que a loja alavanque as vendas e, mais importante, fidelize os clientes.

O lojista precisa identificar os principais gargalos que levam a essas desistências e prevenir que elas ocorram”, orienta Felipe Trudes, sócio fundador da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce, ao listar três problemas comuns que estimulam o abandono de carrinho e traz dicas para solucioná-los. Confira:

  1. – Valor do frete – A pesquisa da Opinion Box revela que 66% dos abandonos de carrinho estão relacionados a um frete mais caro do que o consumidor esperava. Além de buscar transportadoras com custos mais atrativos, é possível contornar essa situação oferecendo ao consumidor outras opções de entrega e cupons de desconto para a primeira compra ou em datas promocionais.
  2. – Formas de pagamento limitadas – Com tantas opções de pagamento disponíveis no mercado, a limitação desses meios em uma plataforma de compra pode desmotivar o cliente. Investir em diversificar as formas de pagamento amplia o público em potencial do seu e-commerce. Além de trabalhar com diferentes bandeiras de cartão, ofereça pagamento em pix, boleto e também facilidades de parcelamento.
  3. – Problemas de usabilidade – É preciso ter um olhar mais cuidadoso para o UX Design e UX Writing da sua plataforma. Esses conceitos focam na experiência do usuário durante a jornada de compra e prezam por uma navegação facilitada e agradável.

“Categorias de produtos não visíveis, fontes complicadas de ler, falta de descrição dos produtos, carregamento lento e botões com problema são alguns obstáculos que dificultam a navegação e motivam os consumidores a abandonarem o carrinho”, alerta Trudes. – Fonte e outras informações: (https://www.wedigi.com.br/).