Negócios em Pauta 13 a 15/08/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 12 de agosto de 2022

A – Esvaziamento populacional no centro de Veneza

Pela primeira vez desde que se tem registro, a população do centro histórico de Veneza caiu para menos de 50 mil habitantes, confirmando a tendência de esvaziamento em curso há mais de 70 anos. A população residente nos bairros do coração da cidade era de 49.997 pessoas no último dia 10, uma redução de 14 mil moradores em 20 anos. Uma das causas desse esvaziamento populacional é a explosão do turismo de massa, que faz com que imóveis sejam colocados para aluguéis de temporada em plataformas como o Airbnb, provocando o aumento no custo de moradia no centro histórico. O número de visitantes na cidade subiu de 3,6 milhões em 2007 para 5,5 milhões em 2019, último ano antes da pandemia, um crescimento de 53%. Em 1951, o centro histórico de Veneza era lar de 174.808 pessoas (ANSA).

B – A Paixão Aquece

Criada para ajudar pessoas que vivem nas ruas nos dias frios de inverno, a campanha ‘A Paixão Aquece’ contou com o engajamento e contribuição da rede de concessionários Fiat, seus clientes e dos colaboradores da empresa. Parte do programa Fiat Comunità, a ação aconteceu durante o mês de julho e recebeu 65 mil itens para doação, como agasalhos, cobertores e artigos de higiene pessoal. As contribuições recebidas foram distribuídas para 125 entidades escolhidas, auxiliando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. A campanha foi criada levando em consideração que mais de 220 mil brasileiros são moradores de rua e com as frentes frias do inverno a situação se agrava.

C – Novos Negócios

A produção agrícola brasileira é cada vez mais pujante e peça-chave do desenvolvimento nacional e responsável por 27,4% do PIB. Em termos de comércio internacional, chama cada vez mais a atenção de consumidores e empresários do mundo todo. O sucesso pode ser comprovado por meio do resultado obtido nos primeiros seis meses do ano, quando empresários e produtores do agro fecharam US$ 8,7 milhões em negócios imediatos em eventos internacionais cuja participação brasileira foi organizada pela ApexBrasil. Além desse montante, a expectativa é de que negócios firmados nesses eventos também gerem US$ 7 bilhões nos próximos meses (https://apexbrasil.com.br/).

D – Indústria Têxtil

A maior feira das Américas para a indústria têxtil, e uma das maiores do mundo no segmento têxtil, está se aproximando. Com expectativa de receber mais de 400 expositores, a Febratex 2022 promete ser a maior edição da feira de todos os tempos. Também vai superar o número de 58 países representados na última edição, contando inclusive com a força de indústrias texteis da Turquia. A 17ª Febratex acontece entre os próximos dias 23 a 26, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Em paralelo, teremos a o Febratex Conecta, evento internacional que vai apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para toda a cadeia produtiva da indústria têxtil e de moda brasileira. Saiba mais: (www.febratex.com.br).

E – Encontro Exclusivo

Entre os próximos dias 25 e 28, na cidade de Pirenópolis, Goiás, acontece o CIO Cerrado Experience 2022. A sigla CIO vem do termo Chief Information Officer que, em português, significa basicamente o cargo de Diretor de Informações. Isto, sendo aplicado nos mais diversos segmentos e áreas de atuação do mercado. O encontro é exclusivo para CIOs (Chief Information Officer), CEOs (Chief Executive Officer) e CFOs (Chief Financial Officer) e objetiva gerar novos relacionamentos e Networking entre estes profissionais. Isto, além de apresentar novas perspectivas sobre o uso da Tecnologia da Informação no meio empresarial. Saiba mais em: (www.ciocerrado.com.br).

F – Fruit Attraction

Empresários do setor da alimentação, interessados em conhecer as principais tendências do mercado global de frutas e hortaliças e ter acesso às novas tecnologias de produção e comercialização, já podem se inscrever para participar da Fruit Attraction 2022, a segunda maior e mais importante feira de negócios de frutas e hortaliças do mundo. O Sebrae-SP organiza a missão empresarial e vai mentorar até 20 empresas para o evento em Madri, que acontece entre os dias 3 e 11 de outubro. Superada apenas pela Fruit Logistic Berlim, a Fruit Attraction reúne mais de 1,5 mil empresas expositoras e mais de 70 mil participantes de 120 países. Informações: (https://contato.sebraesp.com.br/fruit-attraction-2022/).

G – Eventos Cripto

A partir desta terça-feira (16), estará à venda o novo lote de ingressos para o ‘Bit In Rio by 2GO’, um dos maiores eventos sobre criptomoedas e blockchain da América Latina. É a versão carioca do BitSampa, conferência que reúne regularmente os maiores especialistas de criptomoedas do Brasil, além de convidados internacionais. O evento vai ser realizado no dia 26 de novembro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Vai contar com mais de 20 palestrantes em um evento de 10 horas que abordará temas diversos, desde o básico sobre Bitcoin e criptomoedas, passando por tokens não fungíveis (NFTs), metaverso, Blockchain Games, finanças descentralizadas (DeFi) e muito mais. Outras informações: (vento.blinket.com.br/bit-in-rio).

H – Social Media

Focada em oferecer capacitação gratuita nas mais variadas áreas do mercado, a startup Kultivi (www.kultivi.com), principal plataforma de ensino gratuito do Brasil, oferece o curso exclusivo “Social Media”. Com videoaulas dinâmicas e objetivas de acesso ilimitado 24 horas por dia, o curso aborda tópicos essenciais do segmento, divididos em disciplinas como branding, posicionamento de marca, mídias digitais, criatividade e produção de conteúdo, direção de arte, planejamento de feed, aplicativos, monitoramento de rede e análise de resultados. O curso é indicado para empreendedores que querem alavancar seu próprio negócio nas mídias sociais, profissionais que pretendem atuar no segmento e, também, social medias que queiram aperfeiçoar conhecimentos.

I – Design em Tel Aviv

Entre os dias 4 e 9 de setembro, os israelenses conhecerão um pouco mais do Brasil. A Casa Brasil Israel, iniciativa da ApexBrasil, em parceria com a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, reunirá empresas brasileiras que irão apresentar produtos de alta qualidade e competitivos para o mercado israelense nos setores de alimentos & bebidas, agronegócios; casa & construção; tecnologia; jogos eletrônicos; moda; e economia criativa. Além de fortalecer a imagem do país como um destino turístico, cultural e competitivo no mercado global, a Casa Brasil, a ser organizada na região do Porto de Tel Aviv (Hangar 11), também terá em sua programação a realização de rodadas de negócios entre importadores israelenses e exportadores brasileiros (https://apexbrasil.com.br/).

J – Azeites Jovens

A Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu (RS), inicioou a venda dos Azeites de Oliva Extravirgem ‘Potenza Blend Frutado’ e ‘Blend Intenso’ (medalha de ouro no Concurso Mundial de Azeites de Nova York) no varejo físico em supermercados de São Paulo, Rio e Porto Alegre. Até o final do ano, a meta é que os azeites estejam à venda em outras importantes cidades de todo o país. Potenza foi a palavra escolhida para reforçar a transição do paladar do consumidor, que acostumado a consumir azeites de safras antigas e sem intensidade, passa a conhecer a potência dos azeites jovens e extravirgens, produzidos no ano. Essa mudança tem os blends frutados e intensos como protagonistas. medalha de ouro no Concurso Mundial de Azeites de Nova York (www.fazendaserradostapes.com.br).

K – Terminal de Fertilizantes

A Andali S/A, joint venture formada pelas empresas CHS Agronegócios, BRFértil Fertilizantes e holdings fundadoras, e a Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, acabam de inaugurar um terminal ferroviário de transbordo e uma misturadora de fertilizantes em Rio Verde (GO). Com a nova infraestrutura, será possível a movimentação de fertilizantes a partir do Porto de Santos até Goiás, por meio da Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) administrada pela concessionária. Com investimentos de R$ 160 milhões por parte da Andali S/A, o empreendimento amplia a capacidade operacional da empresa na região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro (www.andali.com.br).