Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. Transformar uma atividade profissional em um empreendimento de sucesso exige mais do que paixão, trabalho duro, resiliência e experiência no campo de atuação. Mais da metade dos novos projetos falham, principalmente, porque o empreendedor não consegue traduzir a paixão em habilidades práticas de negócios.
O atendimento ao cliente e a experiência comercial são alguns dos principais fatores para o crescimento de vendas. Porém, a falta de acesso ao capital financeiro, os obstáculos burocráticos e a incerteza do cenário econômico podem ser desafiadores para o negócio. De toda forma, para ter sucesso, é necessário entender e ter competências em um conjunto de habilidades fundamentais.
Para ajudar os mais de 14 milhões de MEIs a alcançar voos cada vez mais altos, a Zippi, fintech de meio de pagamento de crédito para microempreendedores, listou os principais elementos e habilidades que determinam o sucesso de uma pequena empresa. Confira:
- Atenção na gestão financeira – Ter habilidade para gerir as finanças é fundamental. O empreendedor precisa prever o fluxo de caixa, bem como monitorar as vendas, os lucros e as perdas, além de declarar sua renda todos os anos. O microempreendedor pode contar com o auxílio de soluções online para ter acesso a créditos que apoiam o fluxo de caixa e giro financeiro da empresa.
- Foco no marketing e vendas – É importante ser capaz de promover produtos de forma inteligente e eficaz. Atualmente, existem inúmeros canais de vendas com possibilidades de apresentar mercadorias ou serviços – com gastos e esforços mínimos e algumas plataformas com custo zero.
- Atendimento ao cliente de excelência – Fornecer um bom atendimento ao cliente e ter uma estratégia de marketing ajudará a gerar vendas. Para ter sucesso, um dos requisitos é ser capaz, acima de tudo, de desenvolver uma abordagem própria de relacionamento com o público. Atualmente, não faltam plataformas para ajudar na comunicação com os clientes.
- Comunicação e negociação – Se comunicar e negociar com fornecedores, clientes e funcionários é primordial para o sucesso do negócio. Ter habilidades de comunicação ajudará a construir boas relações de trabalho. Toda a fala deve refletir a imagem que você está tentando projetar sobre os produtos ou serviços oferecidos.
- Gerenciar e planejar projetos – Iniciar um negócio significa gerenciar uma série de projetos, como a criação de um site, a organização de instalação para a produção e o desenvolvimento de todo o processo de compra e venda do produto ou serviço. Saber como gerir de forma eficaz os recursos, incluindo tempo, dinheiro e pessoal, ajuda a atingir os objetivos do negócio.
- Delegar e administrar o tempo – Gerenciar o tempo de forma eficiente pode exigir delegar a responsabilidade a outra pessoa ou terceirizar mão de obra. Identificar quem pode assumir as devidas tarefas permite tempo para se concentrar nas demandas que geram receita para a empresa.
- Conexões e contatos – Construir bons relacionamentos por meio de redes sociais ajuda a expandir os negócios e fornecerá o suporte necessário aos clientes. Para aproveitar ao máximo uma rede de contatos, é preciso estar aberto a oportunidades de sair da zona de conforto e construir novos relacionamentos.
Depois de fidelizar e estabelecer um cadastro de clientes, é importante manter as conexões criadas no percurso e encontrar, continuamente, novas maneiras de expandir a lista de contatos e futuros clientes. – Fonte e outras informações, acesse: (https://zippi.com.br/).