Ser líder requer habilidades específicas, além de conhecimentos técnicos. Conduzir pessoas não é das tarefas mais fáceis, principalmente se pensarmos que os liderados possuem diferentes culturas, visões, ambições, sonhos. Existem algumas competências que são necessárias em cargos de liderança e que impactam diretamente na felicidade e desempenho do time.
Pensando em auxiliar quem almeja essa função, ou já está nela e quer aprimorar, Juliana Scarpa, CEO e fundadora de FRST, primeira plataforma inteligente que acelera o desenvolvimento de pessoas nas empresas, apontou algumas habilidades importantes para um líder:
- Auto Gestão – É importante que líderes saibam se auto gerenciar, assumindo responsabilidade pelo seu comportamento e direcionando seu tempo de maneira eficaz. Afinal, gestores precisam ser exemplo para equipe, logo, a primeira pessoa que você lidera é você mesmo.
Para isso, criar hábitos e rotinas ajudam quando a força de vontade está em baixa, e também naqueles dias em que as coisas são mais tumultuadas. Tenha tempo para você mesmo! Exercícios físicos, boa alimentação, hobbies, tudo isto é importante.
- Consciência de si – Líderes priorizam a gestão das suas emoções, focando na saúde mental e também física. Ainda, quando erram (e todo mundo erra) reconhecem suas falhas e trabalham para não cometê-las novamente, assumindo responsabilidade. Bons lideres não tentam ser perfeitos, muito pelo contrário, eles possuem a consciência de seus pontos fortes e vulnerabilidades e não tem receio de deixar claro para o time.
- Olhar crítico na tomada de decisões – Liderança precisa sempre pensar nas consequências das tomadas de decisão, pensar na frente e mensurar riscos. Ter um olhar crítico para as ações é extremamente importante. Enxergar os desdobramentos de uma ação no futuro é um diferencial de um bom gestor. Para isto, ter clareza da missão da empresa e seus valores é fundamental. Esta direção é como uma bússola, ao segui-la será mais fácil encontrar o caminho.
- Paciência para construir – É preciso ser paciente com você, com a equipe e com o processo. Líderes precisam ser calmos, no sentido de não agirem por impulso, e terem consciência que as coisas não acontecem do dia para noite. O mais importante é dar um passo de cada vez e na direção certa, “pequenos passos rápidos e certeiros”.
- Empatia – A capacidade de se colocar no lugar do outro é fundamental em um cargo de liderança. Pessoas são diferentes e é preciso olhar para suas particularidades e entender como cada uma funciona, gosta de ser tratada, e lida quando está em uma situação de conflito. Essa habilidade talvez seja a mais desafiadora, mas também a mais importante em um líder de sucesso.
- Poder de escuta – Essa é muito complementar a anterior. Não é possível ter empatia e se colocar no lugar do outro, se você não escutar o outro. Um bom líder necessita do poder de escuta. Estar aberto a sugestões, conversas, críticas é essencial para conhecer seus liderados e crescer com eles.
E aqui não quer dizer que você só vá escutar o que lhe agrada. Parte do desafio é ouvir pontos que até discordam, mas validá-los e saber o que fazer com eles. – Fonte e outras informações: (https://frstfalconi.com/).