A pandemia acelerou o processo de transformação digital e forçou o comércio a mudar a forma de vender e de se relacionar com o cliente. O comércio eletrônico fechou 2021 com crescimento de 26,9%, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Neotrust. O faturamento total chegou a R$ 161 bilhões.
E não para por aí: estudo The Global Payments Report 2022 aponta que até 2025 o mercado global de comércio eletrônico deverá crescer mais de 55%. “O processo de transformação digital é vital, porque não existe mais mundo físico sozinho, ele está acabando. Hoje, para sobreviver no mercado, é essencial aliar a loja física à digital”, afirma o engenheiro de software e consultor de empresas Guilherme Menezes, sócio-fundador da ZUG Analytics.
Mas o mundo digital não é tão simples. Para ter sucesso as empresas precisam se planejar. “Você pode simplesmente abrir um WhatsApp e vender tudo por lá, mas onde está o seu controle de estoque, controle financeiro? Na pandemia, muitos empresários pequenos começaram a tentar vender pelas redes sociais e isso, de fato, os ajudou a não quebrar, mas abriu outros focos de erro, outras coisas que estavam sendo feitas de forma errada e que precisavam ser consertadas”, diz o consultor de empresas.
Uma pesquisa do IBGE mostra que uma em cada cinco empresas (21%) não sobrevive por mais de um ano e, de acordo com o Sebrae, um dos principais motivos é a falta de planejamento, em especial naquelas de pequeno e médio porte.
. Preço não é tudo – Menezes aponta alguns erros bastante comuns cometidos por quem se aventura no mundo virtual. O primeiro é tentar começar a vender pelo WhatsApp sem nenhum preparo, montando grupos, criando listas de distribuição, oferecendo produtos que não consegue entregar e sem meios de pagamento integrados.
O segundo maior erro é começar a vender pelos shoppings virtuais, como Mercado Livre. São empresas grandes e que não dão a mínima para sua marca, analisam basicamente preço, entrega e satisfação.
. Integração de sistemas – Outra falha é na entrega. Não adianta preparar uma divulgação boa, fotos impecáveis e não entregar o que promete. Comprar um software de vendas on-line, um software de catálogo digital, vai abrir uma bonita janela com fotos de produtos, com todos aqueles itens que você quer vender.
O cliente vai ver aquele site lindo, mas quando ele clica o sistema não está integrado com o que que eu chamo de ‘cozinha’, que é o controle do estoque, o faturamento e todo o processo de venda. Às vezes o site pode até travar. Imagine você comprar algo e a empresa dizer que simplesmente não tem esse produto para te entregar.
Para evitar esse tipo de situação devemos investir em tecnologias que auxiliem na administração do negócio. Softwares que funcionam em nuvem são mais seguros e até mais baratos. As empresas precisam organizar seus processos internos e deixá-los integrados desde a fase do orçamento até o pós-venda, passando pelo estoque, fiscal e clientes. Um banco de dados integrado vai proporcionar ganho de tempo e produtividade.
. Retorno do investimento – É fundamental destinar parte do faturamento para implantar uma iniciativa de transformação digital. O pequeno e médio empresário tem de reservar algo em torno de 2% a 4% do seu faturamento líquido, que começará a retornar após o 13º mês.
Cinco passos para uma transformação digital assertiva:
1 – Implantar um ERP, software de gestão empresarial para gerenciar estoque, finanças, clientes, vendas e fiscal em tempo real com todas as informações em um único banco de dados
2 – Extrair relatórios financeiros, de estoque e tudo o que for possível baseado em informações em tempo real e que tenham credibilidade sobre o negócio para entender a realidade, as demandas e o que é possível oferecer.
3 – Aprender a vender no meio digital, entender como funciona, como será o método de trabalho e desenvolver um catálogo digital com base nos produtos que tem no estoque para vendas por meio das redes sociais, como WhatsApp e Instagram.
4 – Implantar um site próprio integrado com o ERP para estender o alcance das vendas on-line.
5 – Implantar uma gestão por indicadores de performance para saber como é que estão contas a pagar e a receber, como é que está o giro do estoque, quais são as os produtos que não estão girando, implementar promoções para dar vazão ao estoque, entender qual o fluxo de caixa futuro. – Fonte e outras informações, acesse: (https://zuganalytics.com.br/).