Franklin Bravos (*)
As inovações tecnológicas se tornaram uma grande fonte de crescimento e de lucro para as organizações e na indústria não é diferente.
Aliás, o setor industrial não se limita a aproveitar somente as inovações voltadas ao chão de fábrica. Outras novidades também são adotadas e é nesse cenário que os marketplaces da indústria ganham popularidade – uma tendência que não dá sinais de desacelerar. Conhecido por ser um grande shopping center virtual, o marketplace conecta diversos fornecedores em um único ambiente, onde comercializam produtos e serviços com segurança e facilidade.
Na indústria, essa nova forma de vender vem ganhando adesão e ampliando as frentes de negócio. Segundo uma pesquisa da Bringg, 87% das indústrias consideram o modelo relevante. Mas quais são as vantagens que a indústria tem ao adotar esse formato de vendas? Existe uma série de possibilidades para a indústria explorar com um marketplace.
É possível, por exemplo, firmar parcerias com fornecedores locais para que eles revendam os produtos para o consumidor final, sem quebrar a rede de distribuição – o que não seria possível em um outro formato de vendas. Além disso, a logística fracionada – transporte de pequenas remessas com frete – fica a cargo do revendedor, que pode oferecer melhores condições de entrega, já que se encontra mais próximo do destino.
Nesse sentido, o formato de “uberização” ganha força, uma vez que o marketplace utiliza geolocalização para realizar uma varredura e identificar o vendedor mais próximo do cliente. Assim, a indústria tem mais oportunidades de venda, diminui as fronteiras de distribuição, reduz o tempo de entrega, para maior satisfação do cliente, além de fortalecer o comércio local.
Outro ponto importante é que, nesse novo conceito de negócio, o fornecedor tem acesso a métricas relevantes para conhecer os hábitos e desejos dos consumidores e, assim, definir estratégias comerciais mais assertivas. Tudo isso com a vantagem de ser um canal de vendas que fortalece os meios tradicionais de distribuição, não interferindo em outros sistemas de venda e distribuição já usados pela indústria.
Os marketplaces representam, portanto, uma grande oportunidade de escalada, tanto para a indústria quanto para comerciantes locais que estabelecerem parceria com o setor industrial. É um modelo de negócio que amplia o alcance das vendas, atinge outros públicos e ainda fortalece a presença digital.
Estar atento a essa tendência pode ser decisivo para o futuro da indústria e para se manter competitivo em um mercado cada vez mais digital e colaborativo.
(*) – Técnico em Processamento de Dados e Informática pela Unicamp, graduado em física pela USP e Administração pela Anhanguera, é CEO da Signa (https://www.signativa.com.br/).