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Marketing digital para empreendedores: estratégias para aplicar em seu negócio

em Destaques
segunda-feira, 28 de março de 2022

Posicionar uma marca digitalmente no contexto atual, com a incontável variedade de ferramentas e recursos especializadas, é um constante desafio para qualquer empreendedor ou profissional da área. As tendências e relevância das plataformas digitais mudam a todo tempo e as táticas precisam ser repensadas e ajustadas regularmente.

No entanto, não é fácil identificar os movimentos reais que mudarão o cenário do marketing digital para traçar estratégias a curto e longo prazos. Pensando nisso, o time de profissionais responsável pelo curso Fundamentos do Marketing Digital, oferecido pela Kultivi, principal plataforma de ensino online e gratuito do país, preparou uma lista com as principais estratégias de marketing digital para fortalecer e fazer marcas e negócios se destacarem no âmbito digital.

  1. – Marketing de vídeo – Uma das principais tendências de marketing digital nos próximos anos é sem dúvida o conteúdo em vídeo. A preocupação em ter um site que se adapta a qualquer tipo de tela existe há alguns anos. E agora, com o 5G e melhores planos de dados móveis, o streaming de vídeo é mais fácil do que nunca em smartphones e tablets. É por isso que a popularidade do TikTok foi possível.

As pessoas adoram consumir conteúdo de vídeo e hoje está muito mais acessível, portanto se você ainda não está criando vídeos de marketing, definitivamente deveria considerar expandir sua estratégia digital.

  1. – Análise dos sentimentos nas mídias sociais – Por muito tempo, o marketing de influenciadores foi a estratégia principal quando se trata de promover um produto específico ou aumentar o reconhecimento da marca. Mas diversas polêmicas com celebridades do Instagram neste contexto causaram uma crise de confiança tanto das marcas quanto do público na hora de associar a imagem a algum influencer.

As pessoas estão se tornando mais céticas quando se trata de confiar em influenciadores. Isso não significa, no entanto, que as táticas de marketing de um influenciador sejam inúteis. Um divisor de águas em 2022 será a análise de sentimentos. Muitas ferramentas oferecem essa opção, e a demanda por análise de sentimentos só aumentará no futuro.

A análise de sentimentos é baseada no PLN, que significa Processamento de Linguagem Natural. O processo envolve a IA (Inteligência Artificial) aprendendo a comunicação humana e analisando se uma declaração feita online é positiva, negativa ou neutra.

Postagens com sentimento negativo geralmente geram altas taxas de engajamento, mas nenhum profissional quer comentários negativos sobre sua marca. Portanto, com uma campanha planejada é possível ter controle sobre a situação monitorando o número de menções ou o alcance de mídia social da campanha.

  1. – Foco na pesquisa por voz – Os profissionais de marketing sabem como é importante investir em marketing de conteúdo e SEO. Eles estão sempre aprimorando e otimizando as postagens do blog para que consigam as primeiras posições nos resultados orgânicos de pesquisa. Quando se trata de otimização por voz, isso não é diferente. Isso porque os mecanismos de busca, como o Google, ainda utilizam conteúdo escrito para mostrar resultados para as consultas feitas por voz.

Infelizmente, ainda não tem como analisar o tráfego da pesquisa por voz com ferramentas como Google Analytics ou Google Search Console, mas esse é o momento de investir nessa estratégia e caso o monitoramento seja possível no futuro — esperamos que em breve —, será um grande avanço para os profissionais de marketing digital e você estará um passo à frente.

  1. – Mensagem personalizada – Ao falar de tendências de marketing digital, não há como não discutir essa estratégia. O usuário deseja ver o conteúdo no momento exato em que precisa, isso significa que as marcas precisam personalizar a mensagem de marketing digital para entregá-la no momento certo. Muitas ferramentas de marketing permitem personalização automatizada.

Com essas ferramentas, você pode criar diferentes pop-ups de assinatura e dividir os usuários em categorias com base em quando e onde se inscreveram, assim é possível pensar em diferentes tipos de clientes que possam estar interessados em seu produto e crier conjuntos de anúncios adaptados às preferências deles. Entretanto, é preciso ter cuidado.

Não seja muito específico ao criar suas mensagens personalizadas. As pessoas gostam de anúncios relevantes, mas podem ficar assustadas se você mostrar a elas o quanto sabe sobre seus interesses. – Fonte e outras informações, acesse (https://kultivi.com/).