100 views 3 mins

Potencialize o capital humano da sua empresa

em Artigos
quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022

José Carlos Figueira (*)

A proposta é interessante e os efeitos são expressivos.

Quando pensamos no conceito de Employee Experience e planejamos o que é preciso para implantar um projeto de Potencialização do Capital Humano de uma empresa, é natural imaginar um grande desafio. Afinal, para alcançar esse objetivo é necessário envolver a companhia inteira. Você deve se perguntar por qual motivo deveria entrar nesse processo em 2022?

É simples: para ter colaboradores cada vez mais satisfeitos, produtivos e engajados, além de uma companhia cada vez mais competitiva e com resultados superiores. A metodologia Employee Experience Plus (EE+) racionaliza recursos, incluindo tempo, dinheiro e energia, e transforma custos de pessoas em valor para a organização, com resultados tangíveis cada vez melhores.

A proposta é interessante e os efeitos são expressivos. Por isso, as lideranças das companhias, especialmente os times de Recursos Humanos, precisam fazer um esforço para que a implementação do EE+ não seja encarado apenas como mais um programa de RH ou motivacional. Ele transcende esses dois aspectos. É estratégico, primordial e fundamental que os líderes das empresas que desejam valorizar seus profissionais entendam a importância de desenvolver e potencializar as capacidades dos seus colaboradores.

Mais do que isso, é tarefa de cada um desses gestores, explorar as potencialidades desconhecidas dos profissionais, ou seja, saber como desbloquear talentos e características que estão adormecidos e que podem ser extremamente favoráveis a essas pessoas, tanto no contexto profissional quanto pessoal. Essas descobertas serão importantes para a equipe e para a companhia de modo geral, mas também será um fator motivacional para o colaborador.

Para alcançar esse nível, o líder precisa conhecer profundamente a organização, sua cultura, o profissional e então definir como potencializar suas capacidades e habilidades. Não é simples repensar e preparar uma empresa inteira para uma verdadeira transformação cultural, tecnológica e de processos, que viabilize a sustentabilidade e o crescimento do negócio, tendo as pessoas como foco central.

No entanto, formar essa relação ‘ganha-ganha’, com a implementação de boas práticas, tecnologia inovadora, ferramentas, otimização de processos e de iniciativas estratégicas para potencializar e melhorar a experiência do colaborador na empresa traz, consequentemente e comprovadamente, o aumento de produtividade, redução de custos e aumento de lucratividade.

O desafio é grande e a jornada é longa, mas é possível potencializar o capital humano da sua empresa em 2022. Planeje, estruture os processos e faça o projeto acontecer. Os resultados compensarão os esforços e a equipe de Recursos Humanos se tornará ainda mais estratégica para a companhia.

(*) – É diretor da Energy People, consultoria estratégica e operacional de RH.