A – Copa do Mundo de Tiramisù 2022
A edição 2021 da Copa do Mundo de Tiramisù mal acabou e os organizadores já abriram novas inscrições para o próximo ano. Para participar da disputa que decreta o melhor tiramisù do mundo, o concorrente não precisa ser um confeiteiro profissional. A competição é dividida em duas categorias: receita original e receita criativa. A original prevê a utilização obrigatória dos seis ingredientes básicos da sobremesa: ovos, açúcar, queijo mascarpone, café, cacau e o tradicional biscoito savoiardi. Já a criativa tem que levar mascarpone, ovos, café e cacau, além de outros três ingredientes escolhidos e custeados pelo participante. Todos os ingredientes básicos da receita são fornecidos pela própria organização do evento. As inscrições para as seleções podem ser feitas por pessoas de qualquer nacionalidade em: (https://www.musement.com/it/treviso/early-bird-tiramisu-world-cup-autunno-2022-selezioni-di-treviso-92392/) – (ANSA).
B – Captação de Recursos
A aquisição da Avon pelo grupo Natura &Co foi apontada como a melhor operação de M&A (fusões e aquisições) pelo Prêmio Golden Tombstone 2021, promovido pelo IBEF-SP. A iniciativa reconhece as empresas envolvidas nas melhores operações financeiras de captação de recursos, em termos de relevância e inovação. Com a operação, que foi anunciada em 2019 e efetivada em 2020, o grupo Natura &Co passou a reunir quatro marcas icônicas do setor de beleza: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, e se tornou o quarto maior grupo de beleza do mundo, presente em mais de 100 países com 3.700 lojas próprias e franqueadas, 8,1 milhões de consultoras e representantes, 200 milhões de consumidores, 35 mil colaboradores e receita líquida de R$ 37 bilhões em 2020.
C – Festival de Compras
O AliExpress, marketplace de vendas internacionais do grupo Alibaba, realiza no Brasil sua maior edição do “festival 11.11” este ano, a partir das cinco da manhã do próximo dia 11 (quinta-feira). Criado na China pelo grupo Alibaba, o evento tornou-se o mais relevante do calendário do e-commerce mundial em volume de bens transacionados. Em sua última edição, por exemplo, o grupo vendeu US$ 74,1 bilhões no período. Além de descontos inéditos, que chegam a 80% em itens de marcas famosas, como gadgets da Xiaomi, mistura ações promocionais com transmissões ao vivo e ações de entretenimento, uma característica de diversão ao evento, que chegará à sua 13ª edição este ano. Desafios envolvendo artistas e celebridades das redes sociais ajudarão a promover a data, como ocorre no país de origem do festival (https://pt.aliexpress.com/).
D – Complexo Turístico
Acaba de ser lançado em Maricá, RJ, o maior, mais requintado e mais importante empreendimento imobiliário da América Latina. Trata-se do complexo turístico hoteleiro denominado Maraey. Com 8,5 km de praia de um lado e 12,3 km de lagoa de outro, com vista também para a serra de Maricá, o projeto terá centro comercial e cerca de oito mil casas e apartamentos de altíssimo padrão. Com visitação anual prevista de 450 mil turistas, impactará não apenas o turismo do estado do Rio, mas de todo o Brasil. Prova de que sustentabilidade, luxo e desenvolvimento econômico são plenamente compatíveis. Somente 6,6% de seus 844 hectares vão ser utilizados em edificações. Serão preservados perpetuamente 440 hectares de toda sua área. Além da certificação Biosphere, Maraey conquistou o Prêmio de Liderança do US Green Building Council 2021 (www.maraey.com).
E – Atuação Responsável
O Grupo J.Safra passou a integrar como signatário o Pacto Global da ONU, formado por organizações que buscam progredir por meio de um modelo sustentável e longevo de crescimento. A adesão reforça o compromisso da instituição com as melhores práticas de governança e responsabilidade socioambiental. Para entrar no Pacto Global, é preciso estar de acordo e vigilante em relação a dez princípios baseados em direitos humanos e trabalhistas, preservação do meio ambiente e medidas anticorrupção. Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a esses dez princípios.
F – Opções de Investimentos
Confiante e incentivando a retomada da economia no País, a Associação Brasileira de Franchising-RJ realiza a Expo Franchising ABF Rio 2021, entre os próximos dias 11 e 13, no Centro de Convenções SulAmérica, com diversas oportunidades de negócios. Os interessados poderão conhecer cerca de 200 marcas vindas de diversos estados, dos segmentos de Alimentação, Casa e Construção, Educação, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços, e com investimento inicial que varia de R$ 4 mil a um pouco mais de R$ 2 milhões. Além dos expositores, o evento traz um novo Fórum de Franchising, focado em conteúdo e inovação, com palestras pertinentes às novas demandas desse mercado pós-pandemia. Mais informações: (www.expofranchisingabf.rio.br).
G – Finanças para Leigos
Alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, estão dispondo de forma gratuita apostilas com temas voltados à educação financeira. O objetivo do grupo, sob responsabilidade do professor Eduardo de Oliveira, é econômica e financeira para leigos ou quase leigos, com uma linguagem fácil e acessível. Batizado de Academia do Dinheiro, o projeto disponibiliza apostilas gratuitamente pelo Instagram (@academiadodinheirobr), que tratam de temas como Inflação (Porque não podemos só imprimir mais dinheiro?), Bancos (Como abrir uma conta no banco), Consumo Excessivo (Como ao evitá- lo, economizamos dinheiro e salvamos o planeta) e EndividamentoSaiba mais em: Saiba mais em (www.colegiosmaristas.com.br).
H – Camarote Bar Brahma
A preparação para o Carnaval de São Paulo já começou. Após a lacuna de um ano sem o maior evento do País, a expectativa para o retorno é alta e o Camarote Bar Brahma, o mais tradicional do Carnaval de São Paulo, na sua 21ª edição, não poderia trazer menos que as melhores e mais consagradas atrações para essa retomada. O espaço funcionará nos dias 25, 26, 27 de fevereiro e 5 de março, nos dias de desfile do grupo especial e também no domingo do grupo de acesso com uma grade de shows com nomes como: Zeca Pagodinho, Belo, Raça Negra e Léo Santana que comandarão os quatro dias de festas no total. Além das atrações, o Camarote Bar Brahma confirma Sabrina Sato como madrinha do evento. Terá capacidade para 6000 pessoas por noite e as vendas dos ingressos já estão disponíveis em: (https://www.totalacesso.com/events/camarotebarbrahma2022).
I – Fábrica de Negócios
Transformar a forma de empreender e garantir bons resultados nos negócios é a proposta da Fábrica de Negócios, promovida pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e pela Korde, e que será realizada online gratuitamente entre os próximos dias 16 e 18, das 18h às 20h. O evento será apresentado por Marc Tawill, instrutor oficial do LinkedIn Learning e educador em universidades. De acordo com Flavia Ponte, gerente da área de educação da GS1 Brasil, “os três dias de aprendizado trarão conteúdo de alto nível para quem deseja transformar seu modelo de negócios”. Entre os temas tratados haverá vendas no mundo online, precificação, como obter lucro, liderança, gestão, finanças. Mais informações: (https://www.gs1br.org/).
J – Proteção Feminina
A Libresse, marca presente em mais de 100 países e líder na Europa e América Latina, chega ao Brasil e propõe criar vínculo com a consumidora brasileira quando o assunto for proteção feminina. A empresa pertence ao Grupo Essity e aposta no e-commerce por meio de sua loja online e, futuramente, em plataformas como o Mercado Livre, Amazon e Rappi para lançamento de produtos para menstruação. A Libresse se destaca por ser uma marca que procura proporcionar uma experiência para as consumidoras, quebrando tabus sobre a menstruação, de cuidados da Zona V e de assuntos de liberdade, de expressão e de empoderamento. Em seu portfólio, oferece uma ampla gama de produtos relacionados à menstruação e aos cuidados íntimos com a mulher fora do ciclo menstrual. Saiba mais: (www.libresse.com.br).
K – Registro de Marcas
Dando sequência à parceria iniciada em setembro com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) se reuniu com dirigentes da autarquia para firmar mais um passo na direção da efetivação da cooperação que, entre outras coisas, possibilitará que pequenos e médios empreendedores registrem suas marcas no Balcão do Empreendedor, localizado na sede da ACSP, no centro de São Paulo. Com o acordo de parceria, será possível realizar a abertura da empresa e iniciar o processo de registro de marca e propriedade intelectual em um mesmo local. A medida vai valer, inclusive, para casos de licenciamento para o mercado exterior.