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Como conteúdos interativos aumentam o engajamento com ouvintes de podcast

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 28 de outubro de 2021

No dia 30 de setembro, o Anchor, plataforma que auxilia produtores de conteúdo a gravar, publicar e monetizar seus podcasts, introduziu novas funcionalidades para que os podcasters que hospedam seus episódios dentro da plataforma possam aumentar ainda o engajamento com os seus ouvintes: criar enquetes e “perguntas e respostas”, os famosos Q&As.

Os podcasters são, quiçá, os criadores de conteúdo que mais tem dificuldade de interagir com o seu público por conta do simples fato de que o conteúdo que produzem é feito e consumido, majoritariamente, no formato de áudio. Dito isso, essas novas funcionalidades agora adicionam um toque mais pessoal, além de novos níveis de interação para cada episódio.

Os Q&As e as enquetes ajudarão a que criadores possam responder a comentários, anedotas e perguntas através de um simples clique, facilitando (e possibilitando) uma construção muito mais simples de conexões autênticas com seus “fãs”.

O simples fato de que, agora, você possa convidar o seu público para participar ainda mais da sua jornada não só criará um sentimento maior de participação como também de reciprocidade, uma vez que os seus ouvintes mais ávidos verão o seu comprometimento com o projeto e entenderão que, para que isso dê certo, eles, como ouvintes, também precisam contribuir.

A partir disso, ao demonstrar interesse na opinião do seu ouvinte, você utilizará os gatilhos mentais da reciprocidade e participação uma vez que essas opiniões são fundamentais para que os próximos conteúdos sejam ainda melhores, beneficiando ainda mais o ouvinte que sentirá não só a necessidade de contribuir com suas respostas, como sentirá prazer ao fazê-lo.

Mantenha a conversa fluindo com Q&As

A funcionalidade do Q&A –disponível tanto no site do Anchor como no aplicativo– permitirá que os criadores perguntem qualquer coisa aos seus ouvintes e adicionem essas respostas em qualquer episódio. Os ouvintes, por sua vez, poderão responder a essas perguntas diretamente no aplicativo do Spotify, capacitando-os ainda mais a entrar na conversa –é importante lembrar que, em 2019, o Spotify adquiriu o Anchor por US$230 milhões.

Além disso, os podcasters poderão selecionar as suas respostas favoritas para que todos dentro de sua comunidade de ouvintes vejam.

Assim como mencionado, os Q&As são uma excelente e fácil maneira de construir uma conexão duradoura com seu público e conseguir ideias para novos temas ou, até mesmo, episódios follow-up, que reforçam certos temas já tratados em outros episódios.

Caso o seu podcast tenha uma presença em alguma rede social que disponibilize opções interativas de engajamento (por exemplo, Instagram), você poderá reunir ainda mais informações sobre o que está funcionando e o que não está, além de saber quais os tópicos mais populares dentro do seu segmento.

Por último, você pode muito bem responder a essas perguntas realizando um episódio específico para isso, conhecido nos Estados Unidos como mailbag episodes.

Explore e aproveite os insights de seus ouvintes com as enquetes

Assim como os Q&As, a funcionalidade das enquetes –somente disponível no site do Anchor– também te ajudará a entender quais tópicos estão funcionado/se destacando e quais não estão gerando tanta tração, desde considerações para futuros episódios como para temas tratados anteriormente.

Diferentemente dos Q&As, podcasters poderão colocar até sete opções de resposta dentro de suas enquetes e, claro, controlar a duração na qual estás enquetes ficarão disponíveis. Nos últimos anos, pudemos observar o aumento desta funcionalidade nas redes sociais, seja nos stories dentro do Instagram, como dentro de grupos do Facebook, mas sobretudo no LinkedIn por conta do alcance proporcionado pelo algoritmo da rede.

Dito isso, ouvintes poderão ver os resultados das enquetes tanto em tempo real como após o seu término, mantendo-os envolvidos no processo do começo ao fim.

Leve a sua audiência muito mais além…

Existem diversos fatores que separam os podcasts de sucesso dos que “fracassam” ou dos que simplesmente são “descontinuados”. A qualidade do conteúdo seja, talvez, o principal diferencial entre programas, seguido da constância/periodicidade com a qual você produz e lança novos episódios, considerado uma amostra séria de comprometimento.

Dito isso, é extremamente importante que você entenda e se comunique com o seu ouvinte. No final das contas, não adianta você produzir episódios com informações de extrema qualidade e lançá-los de forma constante e eficiente se ninguém estiver interessado em escutá-los.

Seus ouvintes são as únicas pessoas que separam o seu podcast do sucesso e do fracasso. Em outras palavras, você deve alocar uma boa parte da sua energia para realmente entender se que o que você está produzindo está funcionando e quais outros tópicos são do interesse deles. No entanto, vale lembrar que não são todos os ouvintes que você deve escutar, mas sim aqueles que realmente se importam com o seu conteúdo.

Com a opção dos Q&As e das enquetes, isso não só elevará a sua experiência como criador, mas será também uma nova oportunidade de você fazer com que seus ouvintes esqueçam que vocês realmente não se encontram presentes no mesmo lugar, sobretudo se suas respostas forem utilizadas em trechos de certos episódios.

Se existe algo que essas funcionalidades oferecem é a construção de um sentimento de camaradagem em torno de cada episódio e, como podcasters, nos fazem lembrar porque decidimos lançar nossos programas.

Quanto maior for a sintonia e a sinergia entre o seu podcast e o seu ouvinte, e quantos mais ele sentir que sua participação é fundamental para o desenvolvimento do programa, maior serão as chances de que ele recomende o seu podcast para outras pessoas, criando um efeito de rede totalmente orgânico caso as expectativas de novos ouvintes também sejam atendidas.

Guilherme Canineo é ex tenista profissional, jornalista, fundador e apresentador do Lean Podcast e redator do G4 Educação. Mestre em Entertainment Business pela Full Sail University e formação em jornalismo pela University of West Florida. Comanda, toda quinta as 18:30h, a live “Entretenimento e Notícias” nos canais da Full Sail Brazil Community.