Lucia Camargo Nunes (*)
Otimismo moderado para 2022
O avanço da vacinação contra a Covid-19 tem elevado o grau de otimismo da Anfavea, a associação das montadoras, para 2022. “Já temos cerca de 50% da população com a segunda dose. A doença foi a origem do problema e a vacina é a origem da solução. Com a saúde da população sob controle voltam os serviços, os eventos, o turismo. Isso faz a economia rodar, gera empregos em vários setores,” afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, na abertura do Congresso AutoData Perspectivas 2022.
O mercado também espera que a recuperação se baseie na demanda reprimida. Com tanto atraso na produção e paralisações de fábricas, em função da falta de componentes, sobretudo semicondutores, muitas pessoas deixaram de comprar carros. É “normal” encontrar filas de espera de seis meses para alguns modelos.
Mas há preocupações
Ainda assim, a Anfavea se preocupa com a continuidade da escassez de componentes, perspectivas de inflação e alta nos juros (que afeta diretamente o crédito) e, ainda, as instabilidades políticas de um ano eleitoral, elevando o dólar.
“Tudo indica que o PIB do ano que vem vai ser um pibinho. Isso mais a inflação e os juros altos afetam diretamente a capacidade de compra do brasileiro”, avaliou Moraes.
Pulse: preços e motor são destaques
O lançamento mais importante e aguardado da Fiat será um divisor de águas para a marca, conforme definiu o diretor para a América Latina, Herlander Zola. “A Fiat antes do Pulse é uma. E será completamente outra depois.”
Ao que tudo indica, a tamanha expectativa foi frutífera para a marca de origem italiana. Isso porque é uma das últimas a lançar um SUV – seu primeiro nacional –, em um momento que o mercado está “inundado” desses utilitários esportivos.
Teve tempo de estudar mecânicas e preços. A estratégia é agressiva. O Pulse terá 5 versões entre R$ 79.990 e R$ 115.990. Sob o capô, estreia o novo conjunto com motor 1.0 turboflex de com 130 cv, acoplado à também nova transmissão CVT.
Essa mesma transmissão CVT equipa uma das versões de entrada com motor aspirado 1.3 de 109 cv, o que indica que outros modelos Fiat, como a picape Strada, devem adotar esse câmbio.
Bem equipado
Desde a primeira versão, o Pulse traz faróis e lanternas de LED, piloto automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, sensor de pressão dos pneus e central multimídia com integração sem fio (8,4”).
Fila de rivais
Se chega depois de toda a concorrência, os rivais fazem fila. E a briga vai ser boa. Começa pelo mais próximo, o Volkswagen Nivus, que parte de R$ 105 mil e tem motor 1.0 turbo de 128 cv. O Chevrolet Tracker, também com motor turbo 1.0 e 116 cv, custa R$ 103.780.
O Caoa Chery Tiggo 3X entrega 102 cv em seu motor 1.0 turbo por R$ 96.990 na versão de entrada. O novo Hyundai Creta, recentemente lançado, parte de R$ 114.490 com motor 1.0 turbo de 120 cv.
Diferente de motor, mas próximo de porte, o Nissan Kicks (1.6 de 114 cv) custa a partir de R$ 99.190 (manual).
Jornada de luxo
Uma experiência sensorial de sabores, luxo, moda, arte e potência de motores. Esta é a proposta do Espaço Helbor, aberto na Av. Faria Lima, unindo grifes. Uma delas é a concessionária Grand Brasil, que expõe carros, motos e acessórios das marcas BMW e Jaguar Land Rover.
“Nossa participação é fruto de uma parceria de mais de dois anos com o Alma Premium. Temos muita sinergia e desde que começamos a fazer coisas juntos não paramos mais. Mais do que negócios, é relacionamento, amizade”, disse Marcel Adipietro, diretor executivo do Grupo Grand Brasil.
O local é uma nova proposta aos estandes de vendas de imóveis, onde interessados podem fazer networking e estar expostos a marcas de luxo.
Com programação permanente, o espaço fica em um boulevard aberto ao público com exposições e eventos em torno do Buteco do Jacquin, novo empreendimento do chef francês Erick Jacquin.
(*) – É economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]