Em um mercado altamente competitivo, a fidelização de clientes é um dos maiores desafios dos varejistas. Para isso, as empresas buscam cada vez mais satisfazer as necessidades e proporcionar experiências aos consumidores. As estratégias são variadas e, em alguns casos, provocam uma corrida por produtos exclusivos.
Em recente divulgação de dados, a Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Financeiro) registrou aumento das trocas de pontos/milhas por produtos do varejo nos programas de fidelidade, corroborado por estudo realizado pela mesma entidade, em parceria com a Locomotiva, que revelou que 55% dos consumidores passaram a dar preferência para marcas que oferecem tais programas.
O cenário fez com que muitas empresas internacionais enxergassem este mercado no Brasil como um excelente investimento, como é o caso da BrandLoyalty, empresa holandesa líder global de programas de marketing e fidelidade e que já realizou mais de 4.000 campanhas em todo o mundo e em diferentes setores, do varejo alimentar a postos de gasolina. Atualmente, a BrandLoyalty está com mais de 40 campanhas ativas em todos os continentes.
No país, a BrandLoyalty é a responsável por diversas campanhas de produtos colecionáveis, também conhecidas como campanhas de selinhos. Entre as mais recentes, destaque para as campanhas de potes da marca alemã WMF, potes à vácuo, facas e talheres da marca holandesa RoyalVKB, as taças e copos da marca alemã Spiegleau e as panelas e refratários da marca francesa Fontignac.
Lucas Palombo, CEO da BrandLoyalty, acredita que ações como essas são maneiras bem-sucedidas para conquistar a lealdade do cliente. “Campanhas desta natureza possuem mecanismos simples sendo democráticas e atrativas para os clientes, que colecionam os selos ou pontos durante um determinado período e depois resgatam por produtos, normalmente exclusivos, e de excelente qualidade”, destaca Palombo.
Do ponto de vista do varejista, campanhas deste tipo aumentam seu faturamento, uma vez que proporcionam um incremento na frequência de compra dos consumidores, bem como um acréscimo no valor médio gasto pelo cliente, com o intuito de resgatar mais produtos, ou seja, o famoso ganha a ganha. “A nossa mais recente campanha de colecionáveis é uma parceria com o Carrefour e a Tupperware®, que reúne oito itens indispensáveis para auxiliar nos preparos da cozinha. As nossas expectativas são fidelizar ainda mais os clientes dessas duas empresas e oferecer produtos inéditos”, reforça o executivo.
Palombo destaca ainda que as campanhas podem ser físicas ou digitais, como é o caso da campanha em parceria com Carrefour e Tupperware®, dando ao cliente a oportunidade de escolher a forma como quer participar. “A campanha pode ser física, com cartelas e selos colecionáveis impressos, mas também digital, com os mesmos recursos, porém adquiridos pelo cliente de forma virtual”, revela o executivo.
A ideia por trás disso é a crescente omnicanalidade à qual os consumidores tem se acostumado. A omnicanalidade é uma estratégia dos varejistas que utilizam todos os canais de comunicação, sejam eles físicos ou digitais, de modo integrado e sincrônico, tendo como objetivos o fortalecimento da relação cliente-empresa e o oferecimento de uma experiência consistente em todas as etapas da jornada de compra do cliente. – Fonte e outras informações (www.brandloyalty.com).