437 views 5 mins

Como são criados e quais os tipos de aplicativos

em Destaques
terça-feira, 31 de agosto de 2021

Victor Haiek Ricco (*)

Aprender como criar um aplicativo é um processo longo, que exige muito estudo e prática. Mas é uma atividade muito satisfatória e que pertence a um mercado extremamente promissor, que é o mercado de desenvolvimento de aplicativos.
Até o final de 2021, estima-se que o mercado de aplicativos movimente US$6,3 trilhões no mundo todo.

Para desenvolver um aplicativo, diversos conhecimentos são necessários para concretizar o sistema. Alguns conhecimentos são menos técnicos, como gestão de projetos, e outros mais, como lógica de programação. Mas todos são importantes no mesmo nível e essenciais para que o resultado seja o melhor possível. Focaremos mais nos assuntos técnicos e relacionados a programação e desenvolvimento.

. Tipos de aplicativo – Para iniciar o desenvolvimento da sua aplicação, é preciso saber qual é o seu tipo. Existem três diferentes tipos de aplicativo:

-Nativo – desenvolvidos através de uma linguagem específica e para um determinado sistema operacional. Portanto, são apps desenvolvidos especificamente para IOS ou Android e que são comumente encontrados nas lojas de aplicativos.
-Híbrido – É uma mistura dos tipos web e nativo. Ou seja, ele funciona como um app nativo, mas sua codificação é toda desenvolvida na linguagem web. Logo ele funciona tanto em iOS quanto em Android..
-WebApp – Este tipo de app na realidade não é um aplicativo de verdade, mas sim um site feito para se adaptar aos dispositivos móveis, dando a impressão de ser um aplicativo.

. Linguagens de programação e frameworks – As aplicações são sistemas que recebem e trocam informações através das linguagens de computação, portanto, saber linguagem e lógica de programação é essencial para desenvolver um aplicativo. A linguagem que será utilizada no seu projeto depende do tipo de aplicativo que você escolheu para desenvolver.

Em apps nativos, será necessário conhecer Java ou Kotlin para criar para Android e Objective-C ou Swift no caso de iOS; para apps híbridos é necessário JavaScript e Dart, enquanto os web apps exigem JavaScript ou PHP, além das ferramentas como HTML5 e CSS3.

Existem ferramentas chamadas de Frameworks, que são conjuntos de códigos de uma linguagem específica, usados para agilizar o desenvolvimento de aplicações através de funcionalidades, comandos e estruturas prontas.

. Ambientes de desenvolvimento integrado – Um ambiente de desenvolvimento integrado ou IDE (Integrated Development Environment) é um software que reúne as ferramentas comuns de desenvolvimento em uma única interface gráfica, facilitando todo o processo de criação.

Algumas IDEs mais populares no mercado são:

• Visual Studio
• Android Studio
• X Code
• Eclipse
• Aptana

. Kits de desenvolvimento de software – Os SDKs (software development kit) são kits que reúnem APIs, notas técnicas, compiladores, códigos e bibliotecas. Essa ferramenta acelera o desenvolvimento e permite a manipulação de arquivos necessários durante o desenvolvimento. Cada SDK é específico e é direcionado a uma plataforma específica com sua linguagem respectiva. Alguns Kits populares são o Android SDK e iOS SDK.

. Design UX e UI – O Design UX é relacionado com a experiência do usuário, e cria a interface pensando em aspectos como facilidade de uso, percepção de valor, utilidade, eficiência na execução de tarefas, entre outros. Tudo buscando atingir uma experiência de uso agradável e que gere uma resposta sentimental positiva no usuário.

Já o Design UI pode ser considerado a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam, portanto é mais focado em como o aplicativo entregará a experiência desejada.

. Conclusão – Você já deve ter percebido que desenvolver um aplicativo exige muitos conhecimentos técnicos e é uma atividade de muito estudo e repetição. Portanto, se você tem urgência em ter um aplicativo, a melhor solução é contratar uma empresa desenvolvedora de software.

(*) – É Analista de SEO da Mestres da Web (www.mestresdaweb.com.br).