O mundo dos negócios tem múltiplas exigências e, entre elas, estão as práticas criativas. Por esse motivo é tão importante entender o conceito de criatividade. Muitas pessoas acreditam que se trata de um talento natural, de um dom ou até mesmo de sorte, mas essa habilidade pode ser desenvolvida por qualquer um.
Todos nascem criativos, mas com o transcorrer do tempo, muitas vezes não há estímulos suficientes para a sua utilização. De acordo com o estudo publicado por pesquisadoras da escola de negócios Insead no Journal of Applied of Psichology, quando há oportunidade e incentivo para esta habilidade, até mesmo trabalhadores da indústria podem aprimorá-la.
Além disso, uma das principais questões do levantamento estava na busca por entender por que algumas pessoas são melhores do que outras para sugerir inovações e manter a criatividade ao longo do tempo.
Segundo o estudo, trabalhadores que acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço melhoram a criatividade com rapidez e continuam a produzir ideias de alta qualidade mesmo em cenários de dificuldade.
Já aqueles que são orientados para o desempenho, ou seja, que tem como prática mostrar skills para os outros, são produtivos no começo, mas depois o processo diminui.
. Inovação e criatividade: propulsores da competitividade – A criatividade ganhou importância na pandemia, tornando-se essencial para o desenvolvimento das organizações, o que foi endossado pelo Relatório do Fórum Econômico Mundial , divulgado no final de 2020. O levantamento mostrou que a competência está entre as 15 habilidades demandadas pelo mercado de trabalho até 2025.
Para Leonardo Correa Puerta, executivo de contas do atendimento corporativo do Senac São Paulo, a inovação é importante, pois é a implementação das ideias novas. “Enquanto a criatividade é a capacidade de produzir ideias novas e únicas, a inovação é a implementação delas.
Por isto, a primeira anda de mãos dadas com a segunda. As instituições hoje atuam e operam em um ambiente global altamente competitivo e, por isto, é importante observar práticas que as coloquem em evidência”, afirma o especialista.
Neste contexto, as lideranças assumem importância, pois são peças-fundamentais para criar um ambiente propício às práticas criativas, ainda mais com o desafio do trabalho remoto.
“A gestão remota ainda é um dos desafios para as organizações, pois precisam gerenciar, motivar, dar suporte, manter a produtividade e a cultura organizacional viva. Os líderes tiveram que expandir a mentalidade e aprender sobre novos conceitos de tempo e espaço e, em meio a tudo isso, fomentar a criatividade para executar as ações”, acrescenta Puerta.
Em termos práticos, em se tratando do nível gerencial, a escuta ativa está entre as habilidades mais importantes para estimular a criatividade nas equipes e nos níveis operacionais. Temáticas como o relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe são essenciais para que o time se sinta mais conectado com a organização e consiga expor novas ideias.
Os treinamentos dirigidos aos líderes podem ajudar, já que o aprendizado contínuo agrega conhecimentos e traz um novo olhar sobre como melhorar a performance.
Há, inclusive, programas que abordam técnicas para acompanhar a trajetória criativa dos funcionários, ensinando desde as etapas do processo até a análise do produto final. No momento atual, as videoconferências, inclusive, tornam-se um meio para maior interatividade e partilha de informações.
“Todos os segmentos podem ser inovadores, criamos a falsa ideia de que existem alguns locais ‘não criativos’. O segmento têxtil é um exemplo de transformação, o conceito de sustentabilidade foi incorporado e todo o processo fabril teve de se readaptar, com práticas menos poluentes. E, para tal, boas doses de inovação e criatividade foram colocadas em prática”, afirma Puerta.
Para auxiliar os líderes das organizações e proporcionar maior assertividade em suas ações, o atendimento corporativo do Senac São Paulo possui em seu portfólio o programa Desenvolvimento de Líderes (https://corporativo.sp.senac.br/). – Fonte e outras informações: (www.sp.senac.br).