Com o propósito de ser o melhor parceiro do profissional autônomo e buscar inovações sempre, o Ton, do grupo StoneCo., apresenta o TapTon. A implementação da nova funcionalidade, que permite que profissionais autônomos e liberais aceitem transações de crédito ou débito por meio de cartões de aproximação (NFC) e digital wallets diretamente no celular, coloca Ton na vanguarda mundial do mercado de meios de pagamento.
As principais vantagens são a isenção dos valores de adesão da maquininha tradicional e a possibilidade de começar a vender no mesmo instante em que o usuário acessa o app, sem precisar aguardar a chegada de um terminal de vendas. A melhora da experiência é um grande benefício. E vale destacar que os clientes vão ter acesso a uma conta completa, com PIX, cartão físico e virtual, link de pagamento e possibilidade de pagamento de boleto e tributos.
O TapTon é uma funcionalidade dentro do app do Ton e estará disponível para celulares com sistema Android a partir da versão 8.0 com NFC, podendo ser instalado gratuitamente. Com isso, a solução promete diminuir as barreiras para aceitar pagamentos em cartão, ao eliminar o custo do valor da maquininha na entrada. “Sabemos que as taxas de adesão ou do aluguel de maquininhas pesam no bolso do nosso cliente, fazendo com que muitos deixem de aceitar cartões no seu negócio”, explica Caio Fiuza, sócio da Stone e responsável pelo Ton.
É possível efetuar vendas de até R$ 200,00 sem solicitação da senha, o que facilita e agiliza a operação. A Visa tem testemunhado experiências positivas com a implementação de solução similar em outros 20 países, como Costa Rica e Peru. “Há um caminho a ser explorado no sentido de promover a inclusão e democratização maior desse acesso. É uma ferramenta para promover a expansão da aceitação de tecnologias digitais na indústria de pagamento. O artesão, o pipoqueiro, o taxista, o dono da quitanda do bairro ganham um benefício valioso na palma da mão”, conta Marcos Marins, diretor executivo de Aceitação da Visa do Brasil.
“A Mastercard é pioneira no desenvolvimento e uso da tecnologia para pagamentos por aproximação por meio de celulares, em mais de 17 mercados globais” afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil. “Com a pandemia , vimos o avanço de diferentes formas de pagamento entre os consumidores, sendo que os pagamentos por aproximação se tornaram uma de suas modalidades preferidas por oferecer praticidade e conveniência de forma rápida e segura”, finaliza o executivo.
Os comprovantes de venda podem ser enviados para o comprador via SMS, e-mail e WhatsApp. Assim, como nas maquininhas tradicionais e no app, é possível acessar um relatório das vendas e realizar estornos quando necessário. “O lançamento do TapTon é mais um importante passo que damos nesse sentido”, diz Augusto Lins, Presidente da Stone. Saiba mais em: (www.ton.com.br/tapton).