A – Dia Mundial da Nutella
Os fãs do creme de avelã mais famoso do mundo celebraram na última sexta-feira (5) o “Dia Mundial da Nutella”, que foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero. A data, criada em 2007 pela blogueira norte-americana Sara Rosso, é comemorada por fãs da Nutella de todo o mundo. Todos podem compartilhar a paixão pelo creme nas redes sociais através de fotos, vídeos e receitas com a hashtag #worldnutelladay. Diversos restaurantes, docerias e supermercados se mobilizam para levar aos clientes promoções e inovações com a Nutella. O público pode encontrar mais inspirações e sugestões de pratos para a data através do site (www.nutelladay.com/pt/homepage-pt) – (ANSA).
B – Megavazamento de Dados
O Idec, ONG de Defesa do Consumidor, encaminhou representação a diversas autoridades federais cobrando providências firmes e imediatas em relação ao megavazamento de dados. O incidente é considerado o maior já registrado no Brasil, com informações completas sobre 223 milhões de brasileiros (incluindo falecidos). Essa diversidade e relevância dos dados vazados sujeitam os consumidores a inúmeras fraudes, que podem ir desde o envio de mensagens para confirmar dados pessoais até sua utilização para saque no FGTS. Por isso, o consumidor, mais do que nunca, deve ficar atento para evitar ser vítima de golpistas.
C – Monitoramento de Produtos
A revista Forbes elegeu o Carrefour como um dos destaques da lista Blockchain 50, que destaca empresas que fazem uso pioneiro dessa tecnologia. A rede monitora mais de 30 linhas de produtos na cadeia de compra, o que representa mais de 200 produtos ao consumidor. No Brasil, a linha de produtos suínos in-natura da sua marca própria Sabor & Qualidade é um exemplo de uso do blockchain. A linha exige que os fornecedores adotem padrões de bem-estar animal a partir de critérios de ONGs especializadas como a Proteção Animal Mundial (www.worldanimalprotection.org.br), o que envolve respeito ao comportamento natural, manejo adequado, qualidade de vida com condições físicas e psicológicas adequadas. O consumidor final tem um QR Code disponível na embalagem para o rastreio de origem.
D – Qualidade da Água
Desde o dia 1º de fevereiro está em vigor a utilização do Selo Fiscal de Controle e Procedência da água comercializada no Estado de São Paulo. A Secretaria da Fazenda tornou obrigatório o uso do selo para toda embalagem de água mineral, natural ou potável de mesa, e adicionada de sais, com volume superior a 4 litros destinado à comercialização em território paulista – mesmo que seja proveniente de outro estado brasileiro. O selo deverá vir afixado ao lacre do recipiente e o processo de aplicação pode ser realizado de forma manual ou automatizado. A medida visa garantir que o produto é procedente de estabelecimento envasador devidamente credenciado junto à Secretaria e aos demais órgãos de controle de procedência.
E – Produção Industrial
O Senai Cetiqt está com inscrições abertas para a pós-graduação Lato Sensu em Produção Industrial Inteligente, onde o aluno aprenderá técnicas de Lean Manufacturing, visando o aumento da produtividade industrial por meio da aplicação de processos inteligentes de manufatura. O curso tem duração de nove meses e será oferecido em sistema EaD. É voltado para pessoas com formação nas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia Química, de Petróleo, Têxtil, Administração e áreas afins. O curso objetiva formar profissionais capazes de implementar no ambiente industrial processos e produtos inteligentes, fazendo uso da internet das coisas bem como de sistemas de análise de dados e Big Data. Mais informações e inscrição no link: (https://cursos.cetiqt.senai.br/pos-graduacao-producao-industrial-inteligente.html).
F – Comunicação Interna
A Aberje promove, entre os próximos dias 23 e 26, das 17h às 19h, o curso de Planejamento de Comunicação Interna. Ao considerar a perspectiva de uma comunicação alinhada às estratégias e transformações organizacionais, bem como os desafios da atualidade, o curso contribui de maneira abrangente e efetiva no planejamento de comunicação interna. Será ministrado por Cynthia Provedel, mestre em Comunicação e especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. O objetivo é contribuir de maneira abrangente e efetiva no planejamento de comunicação interna, ao considerar a perspectiva de um alinhamento às estratégias e transformações organizacionais, bem como os desafios da atualidade. Inscrições: (https://centralaberje.azurewebsites.net/login.aspx?tipoArea=2&id_curso=697).
G – Acelerando e Contratando
Em expansão no mercado nacional, a CAOA Montadora anuncia a criação de 150 novos postos de trabalho em Anápolis. As contratações têm como objetivo suprir o crescimento de volume da marca CAOA CHERY na unidade fabril. A planta de Anápolis é responsável, atualmente, pela produção de três SUVs do portfólio da montadora: Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8. Os novos funcionários já iniciaram suas atividades na fábrica. Entre as contratações estão montadores de veículos, operadores de produção e auxiliares de logística. Todos os profissionais serão capacitados pela CAOA Montadora e já estão em treinamento para desempenharem suas atividades seguindo os pilares de Qualidade e Tecnologia da companhia.
H – Descarte de Pilhas
Moradores de diversos estados brasileiros agora têm ainda mais opções para o descarte correto e responsável de pilhas. A Green Eletron , principal gestora da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do Brasil, acaba de firmar uma parceria com o Grupo DPSP – Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco – e ampliou sua colaboração com a rede de papelarias Kalunga, para a instalação de novos coletores de pilhas em 1.595 lojas de ambas as redes. O Programa Green Recicla Pilhas atende a todos os estados oferecendo a oportunidade à população de descartar suas pilhas descarregadas, possibilitando sua reciclagem. Por meio dela, é possível recuperar zinco, empregado na fabricação de novas unidades. Outros materiais presentes na composição podem ser reutilizados na produção de pigmentos para pisos cerâmicos, tintas, entre outros usos. Saiba mais: (https://greeneletron.org.br/).
I – Documentário Musical
Estão abertas as inscrições para o 13º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Os interessados podem inscrever seus documentários, desde que tenham a música como elemento central. O festival acontece de 16 a 21 de junho, online, através da plataforma In-Edit TV e de parceiros do festival, com a possibilidade de sessões presenciais, dependendo das orientações das autoridades quanto à pandemia do coronavírus. O evento promove uma mostra competitiva, destinada a longas-metragens nacionais, além de outras duas seções: a Mostra Brasil, que oferece um panorama do que está sendo feito no país, e o Curta Um Som, para filmes de até 30 minutos. Mais informações: (https://br.in-edit.org/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-13o-in-edit-brasil/). Inscrições: (https://br.in-edit.org/).
J – Políticas Públicas
Prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras eleitas em 2020 tomaram posse no início de janeiro e, desde então, o Sebrae-SP está em campo para mobilizar os novos mandatos municipais em torno do “Plano de 100 Dias”: um pacote de programas que traz ações de políticas públicas empreendedoras de desenvolvimento local que podem ser rapidamente implementadas em todos os 645 municípios paulistas. São três pilares de atividades baseados na estratégia de alavancar vendas dos negócios locais às prefeituras e órgãos públicos, capacitar em massa pessoas que recorrem ao empreendedorismo como alternativa de obtenção de emprego e renda, e ampliar a educação empreendedora nas escolas. O plano pode ser acessado por meio do link (https://bit.ly/planode100dias).
K – Áreas Verdes
O Departamento de Ciências Ambientais do Campus Sorocaba da UFSCar está com inscrições abertas para o curso de especialização em ‘Planejamento, Manejo e Restauração de Áreas Verdes’. As aulas terão início no dia 6 de março e serão realizadas em ambiente virtual durante o período de isolamento. Objetiva preparar e atualizar profissionais, a partir de conhecimentos técnico-científicos, para atuação no planejamento, implantação e monitoramento de projetos de restauração em áreas verdes urbanas e rurais, promovendo, com isso, a recuperação ambiental de zonas degradadas, com base nos princípios legais, técnicos e ambientais. Os procedimentos de inscrição e demais informações estão no site (https://especializacaoufscar.wixsite.com/planejamento). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo tel. (15) 99691-6032.