185 views 4 mins

Como construir uma carreira de sucesso em 2021

em Pessoa Física
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Estamos nos meses considerados os melhores para procurar emprego ou crescer na empresa em que se trabalha. Vivemos hoje em um novo formato de mercado de trabalho e a pergunta que mais as pessoas se têm feito é como construir uma carreira profissional de sucesso nestes novos tempos. Para Jorge Penillo, mais conhecido como Doutor Carreira, a aposta está na aplicação de um programa de criação de brand e autoridade para chegar ao topo.

“Construir o que chamamos de carreira de autoridade é um processo cheio de metas e que tem um começo, um meio e um fim. O objetivo final é se tornar um mito ou uma lenda, como as pessoas costumam dizer, em determinada área de atuação. Para isso, é preciso passar pelos outros degraus”, explica, coach, professor universitário e palestrante. Segundo ele, a receita pode ser seguida por qualquer profissional de qualquer área de atuação, começando sendo generalista.

Depois, o próximo degrau da escada é se tornar um profissional especialista, apostando na formação necessária para seu trabalho. Daí para se tornar autoridade a aposta está em ter reconhecimento e consagração no meio em que atua, chegando à celebridade quando isso é reconhecido pelo grande público e não só pela cadeia do segmento.

“Os três últimos degraus da escada do sucesso são o de sumidade, que além de tudo que citamos ainda inclui ter seu trabalho como referência, o de guru, que é quem tem tudo isso e ainda um número grande de seguidores que repetem suas atitudes, e aí sim o de mito, que tem seu trabalho reconhecido por várias gerações”, explica Jorge. Para criar autoridade, o passo a passo, segundo ele, tem pontos importantes que não podem ser ignorados como:

1- Criação de marca: mesmo como profissional, é preciso ter uma marca registrada, um brand, para chegar ao topo, o que inclui cuidar de aspectos visuais também;

2- Boa formação: conhecimento é fundamental e ele ocorre não só por meio de certificações mas também graças a um bom networking e à participação em simpósios, eventos e congressos de referência do mercado;

3- Presença constante nas redes sociais: o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho atual precisa ter uma imagem muito forte nas redes sociais, todas as do momento, participando também de lives e, por que não, até tendo seu canal próprio de conteúdo;

4- Transmissão de conhecimento: a máxima de que é preciso escrever um livro continua em alta e hoje a ideia de contar o que se sabe ficou ainda mais possível com a criação de um e-book, por exemplo, e até de uma palestra própria;

5- Trabalho de divulgação: e de que adianta ser bom se ninguém souber que este profissional existe… A aposta é cada vez maior no trabalho de divulgação de marketing e assessoria de imprensa para participar de entrevistas em veículos de comunicação.

(*) – Professor universitário e palestrante, com formação em universidades do Brasil e Estados Unidos, é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante (www.linkedin.com/in/jorgepenillo/).