Carla Falcão (*)
Habilidade fundamental para a vida pessoal e profissional, comunicar-se de forma assertiva é essencial. Nestes tempos em que não podemos estar presentes e quando as videoconferências e o home office tornaram-se parte da rotina de trabalho, a boa comunicação é tremendamente crucial.
Essa vocação é ainda mais importante para quem atua em cargos de liderança. Gestores necessitam ser excelentes comunicadores. Os líderes precisam inspirar, conectar a equipe, apresentar relatórios e também falar sobre problemas e desafios. O profissional que demonstra dominar este quesito não se encontra em qualquer esquina e é muito disputado no mercado de trabalho.
No papel de professora de oratória, gosto de citar Peter Drucker, conhecido como o “pai” da administração moderna. Ele dizia que 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz.
Independe se você é capaz de ter contato visual, escutar, estar atento e verdadeiramente interessado na conversa é indispensável. E também, apresentar suas ideias de forma clara e objetiva e alinhada ao público é uma questão obrigatória para o sucesso da mensagem. É imperativo reforçar que a responsabilidade pelo que as pessoas entendem da comunicação é 100% de quem comunica. Portanto, como aprimorar sua comunicação?
Para comunicar bem é importante prestar atenção a alguns detalhes, como:
1 – Conheça o seu público: quanto mais tem informações sobre o perfil das pessoas para quem vai falar, mais facilmente o interlocutor se conectará a elas. Saber de antemão o tipo de linguagem que utilizam e o nível de conhecimento que possuem sobre o assunto tratado facilita o alinhamento de informações.
2 – Esteja presente e conectado: criar conexão com quem se está falando é o primeiro passo. Em uma conversa presencial ou por vídeo, fazer contato visual faz muita diferença. Procure sempre falar como se estivesse olhando nos olhos das pessoas. Isso mostra segurança e gera credibilidade na mensagem. Olhe para a câmera no celular, no computador… Essa atitude faz com que as pessoas se sintam conectadas.
3 – Esteja atento e aberto para escutar: quando um diálogo acontece, as pessoas desejam se sentir importantes na conversa. Por isso, estar presente e disponível para escutar verdadeiramente é de total importância nesse processo.
4 – Fale com segurança: passar segurança ao falar requer conhecimento do assunto em questão. Mesmo que não tenha tanta experiência em gravar vídeos ou gerenciar reuniões – mas domina o assunto -, tem 80% do sucesso em suas mãos. Além disso, dominando o tema você também estará preparado para responder perguntas que possam surgir.
5 – Divida o seu discurso ou conteúdo em 3 etapas: essa é uma regra de raciocínio simples e que facilita o entendimento da mente humana ao receber informações segmentadas. Distribua o conteúdo em 3 partes. Por exemplo: começo, meio e fim; objetivo do produto, o produto e onde comprar; apresentação, dicas e fechamento etc.
6 – Ao final, documente e verifique se todos compreenderam as informações: para reforçar o entendimento é recomendável repetir os pontos básicos ao final da conversa ou, se possível, enviar uma mensagem escrita contendo um resumo das informações. Os formatos de ata de reunião com tópicos abordados e próximos passos são boas dicas. E mais: sempre se disponibilize para resolver dúvidas!
Lembre-se: comunicar com assertividade é um hábito. Seu constante exercício traz mais naturalidade e facilidade ao processo. Além disso, a habilidade na comunicação ajuda a construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.
Indicação complementar:
Uma leitura inspiradora para aprimorar-se na questão é o livro Ted Talks, de Chris Anderson, presidente do Ted. A obra apresenta um método para quem deseja gerar impacto e para quem também quer utilizar o formato Ted de Comunicação.
Quem desejar, pode ainda assistir ao vídeo sobre o tema que fiz para quadro Minha Carreira, que apresento na @seculo21. Confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=xJTRDOwNK-Y&feature=youtu.be
Compartilhe suas dúvidas comigo, e se tiver alguma dica de leitura ou atividades para aprimorar o tema, deixe seu comentário. Será um prazer conhecer e trocar informações.
Sucesso e bons negócios!
(*) É palestrante, especialista em mídias sociais, Carreira e Negócios