Em tempos de crise, sabemos que a gestão financeira de famílias e empresas se faz ainda mais importante. Com os horários alternativos para atendimento adotados por agências bancárias, e medidas de saúde e isolamento social contra o COVID-19, a digitalização dos pagamentos pode ser um dos principais aliados à gestão financeira neste período. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), a pandemia motivou novas tecnologias no setor.
Os pagamentos digitais realizados pelo e-commerce, aplicativos e outros tipos de transações remotas somaram R$ 86,7 bilhões no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 23,2% se comparado ao ano anterior. Com isso, a fim de reforçar a praticidade e segurança para o usuário, a Visa listou soluções alternativas ao atendimento presencial disponíveis em celulares e computadores, que podem auxiliar no gerenciamento das finanças e pagamentos de contas do dia a dia. Migrar para o mundo digital pode ser mais prático e seguro do que se imagina. Confira algumas dicas abaixo:
• Para a realização de pagamentos de contas, existem uma série de canais digitais. Além do ‘Internet Banking’ e dos aplicativos bancários para celular, consumidores e empresas também já podem contar com outras opções simplificadas que substituem o boleto para o pagamento de contas mensais como água, energia, gás, IPTU e telefone.
Por meio de aplicativos como EzPay disponível em todo o Brasil, e o iqContas disponível até o momento nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, permitem que o pagamento de despesas seja feito de forma virtual, apenas cadastrando o cartão de crédito de sua preferência nesses aplicativos. Para ter acesso, basta instalar e fazer uso pelo seu celular ou computador.
• Outra alternativa para pagar pela internet é lançar o uso do cartão de débito, que já é aceito em muitos estabelecimentos comerciais online, além de serviços de streaming e de entregas. O uso do débito pode ajudar a controlar melhor os gastos, já que o valor utilizado é o disponível na conta corrente, a modalidade é uma ótima opção para quem não tem um cartão de crédito e restrições de limite de crédito. De acordo com o Banco Central, em 2019, os cartões de débito ativos no Brasil ultrapassam em 16% o número de cartões de crédito.
Para os estabelecimentos comerciais, a solução também é um ótimo aliado, já que com a atualização do protocolo de autenticação e segurança 3DS 2.0 é estabelecido um fluxo de comunicação e troca de informações entre emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais para aprovação das transações virtuais com mais assertividade, o que contribui para um aumento da conversão das vendas e na redução de fraudes. Traz mais segurança para as compras e vendas online.
• O cartão pré-pago também é um excelente facilitador para inclusão digital e financeira já que não é necessária a comprovação de renda, e o valor gasto é o que o consumidor recarrega em sua conta, que pode ser física ou digital. É você no controle de quanto pode gastar no dia a dia. Existem diversas opções no mercado, basta pesquisar a que mais tem a ver com seu perfil e fazer a solicitação.
Como forma de proteção à saúde, rapidez e maior segurança, o pagamento digital – cartões de débito, crédito, pré-pago e pagamentos com a tecnologia por aproximação NFC (Near Field Communication) tem sido a melhor opção de compra tanto presencial quanto online. No Brasil, o pagamento por aproximação alcançou o marco de 7 milhões de transações mensais Visa em dezembro de 2019, de acordo com a Visa Consulting & Analytics.
Esse crescimento tem sido exponencial desde então, quando comparados os meses de março de 2019 com março de 2020, o crescimento do uso de cartões Visa com pagamento por aproximação no país foi cinco vezes maior de um ano para outro. Vale ressaltar também a iniciativa que tem ajudado as PMEs nesse momento.
Por meio da sua plataforma de ofertas e promoções ‘Vai de Visa’, a empresa tem apoiado o movimento #compredopequeno, ajudando pequenos e médios negócios a se conectarem com quem precisa comprar. A nova funcionalidade já está disponível para todo o Brasil e permite além do anúncio de produtos, serviços, vouchers e ofertas com condições especiais, o acesso a conteúdos educativos diversos, tudo para ajudar os pequenos empresários a manter um fluxo de caixa saudável.
Os estabelecimentos comerciais podem contratar os serviços de uma das empresas cujas soluções estão anunciadas no Vai de Visa para lhe apoiarem nessa jornada. O consumidor, por sua vez, pode buscar por estabelecimentos comerciais próximos a ele, procurando-os por categoria ou localização, além de poder convidar um estabelecimento que gostaria de ver seus produtos ou serviços anunciados no ambiente online. Para mais informações acesse: (www.vaidevisa.com.br).