O mercado do setor alimentício está sempre em constante atualização. Atento às demandas do público, às inovações tecnológicas e às tendências, ele tem ganhado novos formatos de empresas, bem diferentes dos negócios mais convencionais. Estas são as foodtechs, um modelo de startup que já conquistou uma parcela significativa de empreendedores e de consumidores. De acordo com estudo da Liga Insights, o país conta com 332 startups voltadas ao segmento de alimentos, com soluções que agilizam processos de gestão, produção à entregas.
Segundo Leonardo Almeida, fundador da Menu – aplicativo que abastece restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice com estabelecimentos comerciais -, as food techs nasceram para resolver dores desse mercado tão promissor. Até 2050, o planeta terá cerca de 9,6 bilhões de habitantes, precisando portanto de quase 30 bilhões de refeições por dia (de acordo com a FAO).
Num cenário de incertezas com a pandemia do coronavírus, pequenos, médios e grandes comerciantes de alimentação recorreram a aplicativos e outras tecnologias como plataformas e serviços de delivery. “Até mesmo os restaurantes que não utilizavam algum tipo de tecnologia que o ajudasse no dia a dia, se viu obrigado a aderir a um app de entregas na crise. Após esse período, as pessoas voltarão a consumir em bares, pizzarias e restaurantes, assim como os empresários e donos de pequenos comércios continuarão utilizando esses serviços em razão da boa experiência”, afirma.
Mais de 50% da balança comercial brasileira vêm do segmento de alimentos – dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) -, exemplos como os alimentos do futuro que estão surgindo a partir da necessidade de prover comida a todo mundo utilizando menos recursos naturais. Além disso, é possível destacar os meios de gestão de de insumos de alimentos. Pensando nisso, o aplicativo da Menu ajuda na hora das compras com a gestão e controle de estoque dos estabelecimentos, evitando o desperdício e diminuindo os gastos de bares, pizzarias e restaurantes na hora de escolher a matéria prima.
“Oferecemos aos comerciantes uma forma prática e rápida para realizarem suas compras por meio do celular ou do computador aliado a gestão de estoque. Os produtos acabados representam a essência do negócio e má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento”, conclui. Fonte e outras informações:
(https://menu.com.br)-