144 views 3 mins

Pequenos negócios aumentam vendas com ajuda das redes sociais

em Mercado
terça-feira, 12 de maio de 2020

Com a necessidade urgente de adaptar os negócios para o ambiente digital e conseguir manter as vendas em tempo de coronavírus, um grupo de empresários no ramo da panificação e confeitaria decidiu participar do Sebrae Acelera Digital um pouco antes da Páscoa. Em apenas 10 dias, 90% dos 22 participantes conseguiram aumentar as vendas e a presença nas redes sociais. Divididos em pequenos grupos no Whatsapp, os empreendedores receberam mentorias online sobre tecnologias e marketing digitais direcionadas para o negócio.

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada com o grupo selecionado para o projeto piloto, a grande maioria acredita que a participação no Sebrae Acelera Digital gerou aprendizado sobre as ferramentas digitais, trouxe condições para inovar na empresa e permitiu a troca de experiências com empresários. Sobre os conteúdos apresentados, os participantes avaliaram positivamente, principalmente, a qualidade e a abrangência das informações, como também a facilidade de entendimento.

O time de consultores especialistas no uso de tecnologias digitais para promoção e venda também recebeu ótima avaliação, sobretudo em relação à disponibilidade para esclarecer as dúvidas e a capacidade de comunicação com os empresários. Desde o dia 27 de abril, quando foi lançado, o Sebrae Acelera Digital já recebeu 1.200 inscrições de donos de pequenos negócios interessados em participar. A expectativa do Sebrae é atender 20 mil empresas com a nova solução.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, explica que a participação no Sebrae Acelera Digital é apenas o começo de uma nova jornada para o empreendedor, que mesmo após a pandemia da Covid-19 encontrará uma nova realidade pela frente. “É muito importante que o empresário de uma empresa tradicional dê esse primeiro passo. O Sebrae Acelera Digital tem essa capacidade de empoderamento para inserção no mundo digital”, destacou. Segundo ele, a experiência do primeiro grupo participante mostrou que é possível promover mudanças no negócio de forma rápida e com resultados.

“Muitos não tinham expectativa nenhuma de vender durante a Páscoa e, ao final da jornada, constataram que não tiveram condições de atender toda a demanda das vendas online”. Os donos de pequenos negócios interessados em participar devem se inscrever de acordo com o estado onde residem. As vagas disponibilizadas abrangem MEIs e micro e pequenas empresas de diversos segmentos, com destaque para serviços de alimentação, varejo de moda, minimercados, petshop e economia criativa. Fonte e mais iunformações: (www.sebrae.com.br/aceleradigital).