149 views 3 mins

Como conduzir o gerenciamento de organizações em tempos de pandemia?

em Mercado
terça-feira, 28 de abril de 2020

É importante compartilhar as decisões duras com um grupo de executivos seniores. Foto: portalinvestne.com/reprodução

Diante da crise global, executivos e líderes de empresas devem se perguntar como adequar, gerenciar e dar suporte para suas equipes nos próximos meses. Afinal, esse é o momento de repensar propósitos das marcas, sustentar e fortalecer os negócios para torná-los ainda mais fortes. Pensando nisso, a In, consultoria de propósito e gestão de marcas, preparou dicas importantes sobre como executivos e líderes de empresas devem conduzir o gerenciamento de organizações nesse momento.

Para os especialistas da In, é uma armadilha pensar que em uma crise dessa magnitude todas as decisões mais difíceis devem ser tomadas apenas pelo CEO. Por isso, é importante compartilhar as decisões duras com um grupo de executivos seniores e contar com pessoas-chave para que elas compartilhem e gerenciem as decisões em conjunto. Ouvir seus funcionários além e permitir uma maior interação, abre espaço para perguntas e possibilita se colocar no lugar de seu interlocutor antes de respondê-las.

Pensar em novos ritos é imprescindível para manter o engajamento e a interação da sua equipe. Transforme os ritos presenciais em ritos virtuais estimulando, por exemplo, um cafezinho pós-almoço ou um happy hour online de sexta-feira, entre as equipes. Isso dá um caráter familiar a uma situação nova e desconhecida.

Vale lembrar que as crises também podem trazer oportunidades. O Uber e o AirbnB foram criados em 2008, na esteira da grande crise bancária nos EUA. Alguém financiou aqueles carros. A Amazon está contratando 100 mil funcionários para seus centros de distribuição. Enfim, um comitê para identificar oportunidades pode gerar impactos sociais, reputacionais e financeiros positivos para as empresas. E, muitas vezes, para o moral do negócio.

Fábio Milnitzky, o CEO da In que possui 20 anos de atuação com marcas dos mais variados segmentos, destaca que o momento é de ‘olhar para dentro’ e trabalhar um alinhamento de mensagens para que a empresa siga de maneira sadia. “É importantíssimo ouvir seus funcionários, expor suas convicções de maneira clara e de forma transparente e repensar de que forma sua empresa pode contribuir com esse cenário”, explica.

A In, consultoria de propósito e gestão de marcas que já atuou em importantes organizações e criou uma cartilha de boas práticas para aconselhamento das empresas. Para conferir as dicas acesse: (http://in.com.br/report_covid.pdf).