As diferentes formas de pagamento podem influenciar a aderência do público ao seu e-commerce. Por isso, a cobrança recorrente tem sido muito considerada por tornar os processos mais rápidos e eficientes. Dentre as vantagens, está o acompanhamento das transações. Com o serviço, é possível verificar o histórico de procedimentos do cliente, além de conseguir visualizar o faturamento. Para os serviços contínuos e assinaturas, essa vantagem pode auxiliar na organização dos futuros recebimentos.
Com a estratégia de pagamento, é possível dimensionar qual é sua demanda e qual a melhor maneira de oferecer o serviço. “Uma empresa que sabe quantos assinantes tem consegue fazer uma previsão bem mais acurada de suas receitas mensais. É possível fazer estimativas precisas de custos e lucro por produtos e serviços”, explica Renato Galletti, gerente de marketing, comercial e atendimento na Yapay, unidade de negócios da Locaweb dedicada a transações online.
Essa medida também pode auxiliar o negócio e transformar uma compra habitual em uma receita recorrente. “Desde que haja costume por parte de quem compra, existe sempre a possibilidade de transformar o uso rotineiro em fonte de renda constante”, completa Galletti. A opção de adicionar a cobrança recorrente ao e-commerce também é positiva por abranger diferentes formas no que diz respeito ao pagamento. A assinatura solicitada pode ser debitada mensalmente no cartão de débito, crédito ou até mesmo pelo boleto bancário.
E, dentre as principais vantagens com relação a cobrança recorrente, está a redução da inadimplência. Ter um sistema que funciona autonomamente dribla o obstáculo de ter atrasos ou ausências de pagamentos, já que você pode enviar faturas e notificações de forma contínua quando o cliente adquire um serviço de assinatura, que deve ser pago mensalmente (Fonte: www.yapay.com.br).