85 views 56 secs

Itaipu atinge 2,7 bilhões de megawatts-hora, recorde desde 1984

em Economia
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

É uma marca histórica para o empreendimento binacional, líder mundial em geração de energia limpa e renovável. Foto: Caio Coronel/Divulgação Itaipu

A usina de Itaipu atingiu na nexta sexta-feira (14), 2,7 bilhões de megawatts-hora de energia acumulada, um recorde desde o início da operação da hidrelétrica, em maio de 1984. É uma marca histórica para o empreendimento binacional, líder mundial em geração de energia limpa e renovável, que reforça a importância estratégica da hidrelétrica para o desenvolvimento sustentável e a segurança energética do Brasil e do Paraguai.

Em 2023, quando o tratado entre os países completará 50 anos e o anexo C, que trata das bases financeiras, será revisado, Itaipu provavelmente terá já cravado 3 bilhões de megawatts-hora de energia acumulada. Esse índice que dificilmente outra usina no mundo conseguirá alcançar, nem mesmo aquelas que começaram a produzir antes da binacional, diz Itaipu.

A usina deTrês Gargantas, na China, por exemplo, a maior do mundo em potência instalada, considerando a média de produção dos últimos seis anos, alcançaria Itaipu apenas em 2347. Atualmente, Itaipu é responsável por atender quase 15% do mercado brasileiro de energia elétrica, e 93% do Paraguai. Os 2,7 bilhões de megawatts-hora produzidos ao longo de 35 anos de operação seriam suficientes para abastecer todo o planeta por 43 dias (ABr).