113 views 6 mins

Empresas privadas podem ser a saída para melhorar a educação

em Artigos
quinta-feira, 30 de maio de 2019

Felipe Leonard (*)

Nos Estados Unidos cerca de 70% das pesquisas científicas recebem recursos de empresas privadas.

Mesmo sendo um dever do Estado, experiências como a dos EUA sugerem que toda a sociedade se beneficia e avança mais rápido quando as a iniciativa privada aumenta o seu envolvimento e contribuição nas áreas da educação e pesquisa científica. O Brasil é hoje o 13º maior produtor de artigos científicos de todo o planeta, segundo dados do Clarivate Analytics, órgão de pesquisa especializado em educação.

Não é pouco e temos cientistas exemplares por aqui. Mas, é fato que as empresas privadas, no Brasil, não têm tradição em apoiar a educação, como ocorre nos Estados Unidos. Só para ser ter uma ideia: nos Estados Unidos, dados mostram que 70% das pesquisas científicas recebem recursos de empresas privadas.

E essa realidade pode ser traduzida em números. Segundo a Unesco, o índice de pesquisadores por milhão de habitantes no Brasil é cinco vezes menor do que nos Estados Unidos, indicador que é um tremendo benchmark. Isso porque a maior economia do planeta atribui mais de metade do seu enriquecimento às inovações tecnológicas, apoiadas pela ciência.

No Brasil, a S.I.N. Implant System está alinhada com a realidade norte-americana e segue na contramão desse cenário. A empresa investiu mais de R$ 25 milhões em pesquisas acadêmicas e em cursos de formação de implantodontistas, nos últimos dez anos, sendo que a verba destinada a formação, pesquisa, inovação e marketing alcança 20% da receita da companhia. E mais: anualmente, há um aporte de R$ 2,5 milhões para pesquisas científicas e formação profissional.

Como resultado, nossos produtos apresentam altíssima qualidade e sempre muita inovação tecnológica, amparada por pesquisas científicas. realizadas em cerca de 20 universidades brasileiras públicas e privadas, além das principais faculdades de odontologia do mundo, como Universidade de Gotemburgo, Chalmers University, Ku Leuven, Universidade de Nova Iorque e Aarhus University, dentre outras de grande prestígio mundial.

Em matéria de excelência, somos certificados nos Estados Unidos e na Europa pelos rigorosos Food and Drug Administration e CE.
Acreditamos que incentivar a educação é apoiar o desenvolvimento e o bem-estar social. E sabemos que todos ganham com isso. Enquanto as instituições de ensino contam com apoio para darem sequência a seus projetos e pesquisas, as empresas se cercam de talentos para investigar questões cruciais ao avanço tecnológico e ao lançamento de produtos que podem, de fato, mudar a vida das pessoas.

Nossa receita não é complexa, mas é norteada pela crença de que é fundamental atuar no desenvolvimento de talentos. Todos os anos, a S.I.N. Implant System abraça pelo menos 30 alunos de pós-graduação e, ainda, pesquisadores, que são selecionados por um dos programas da empresa, e que, por sua vez, oferece produtos e componentes para a conclusão dos trabalhos desses estudantes.

O investimento em pesquisa científica fica em torno de R$ 500 mil/ano, sendo que o programa integra um conjunto de ações em nível global, com parcerias internacionais também. E o investimento em educação não acaba aí: a empresa investe também cerca de R$ 2 milhões por ano no apoio a mais de 250 cursos e eventos na área de implantodontia em todo o Brasil. O resultado é a formação de aproximadamente 3 mil profissionais ao ano.

Fazendo assim, a empresa ajuda a economia e, ainda, enxerga uma forma de apostar na evolução do conhecimento, no aprimoramento dos estudos acadêmicos e no desenvolvimento de soluções na área de implantodontia, cada vez mais avançadas. A experiência tem nos mostrado que essas práticas consolidam a proposta evidenciada em nosso slogan: “redefinir o futuro com um sorriso”.

É dessa forma que estamos construindo um ciclo virtuoso, que transforma o ensino e a pesquisa; contribui para o desenvolvimento da empresa e de toda a cadeia produtiva; beneficiando o mercado da odontologia e nossos consumidores. Juntos, todos os segmentos compreendem melhor o mercado, desenvolvem de forma mais assertiva os produtos oferecidos e atendem ainda melhor as demandas do público, numa área que envolve saúde e qualidade de vida.

(*) – É President & CEO, S.I.N. Implant System.