Negócios em Pauta 17 a 19/03/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 16 de março de 2018

A – Auxílio aos Contribuintes

Instituições de ensino superior que têm Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF prestam serviço de orientação gratuita para o preenchimento e entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), até abril. O núcleo é um projeto desenvolvido pela Receita Federal para auxiliar na qualificação de futuros profissionais dos cursos de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior e a prestação de serviços fiscais a contribuintes, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda vai até o dia 30 de abril. São obrigados a declarar imposto os que recebem acima de R$ 28.559,70, em 2017. Os locais de atendimento podem ser consultados no site (http://rednaf.educacionfiscal.org/centros?pais=3).

B – Recuperação Judicial

Começa nesta segunda-feira (19), e vai até o dia 11 de junho, sempre às segundas-feiras, entre 19 e 23h, na PUC/Vila Mariana, o curso de Recuperação Judicial de Empresas e Falência. Objetiva habilitar o profissional do Direito (juízes, desembargadores, servidores do Poder Judiciário, membros do MP, contadores, administradores judiciais e economistas, entre outros) a compreender o Direito Empresarial com ênfase na recuperação de empresas e falências, apresentando uma visão moderna, focada nas tendências atuais e inovações legislativas, preparando o profissional em direito empresarial para enfrentar desde as questões mais simples até as mais complexas e todos os seus desdobramentos nos mais variados campos do Direito, a fim de que possa atender todas as espécies de demandas, especialmente nas recuperações empresariais e processos de falência. Mais informações: tel. (11) 3124-9600 (www.pucsp.br/cogeae).

C – Tecnologia Assistiva

A Fapesp e a Finep lançaram uma chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento, por pequenas empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores em tecnologia assistiva. As áreas temáticas da chamada incluem (mas não se restringem a): Recursos/ajudas técnicas para o dia a dia; Comunicação acessível; Acessibilidade digital; Sistemas de controle de ambiente; Acessibilidade arquitetônica/física; Inovações em Órteses e Próteses não implantáveis; Reabilitação; Atividade esportiva e lazer; e Veículos/transporte. São elegíveis como proponentes microempresas, empresas de pequeno porte e pequenas empresas brasileiras, sediadas no Estado, constituídas e ativas, no mínimo, 12 meses antes do lançamento do edital. Submissões serão recebidas até 18 de maio no site: ( www.fapesp.br/sage).

D – Treinamentos à Distância

A partir do próximo dia 22 (quinta-feira), a Tintas Sherwin-Williams inicia os treinamentos à distância pelo Webinar. Interessados podem enviar os dados de inscrição e participar gratuitamente, via conferência, do tema “Como Evitar Desperdícios na Pintura Industrial (Mistura de Produtos e Aplicação)”, que será ministrado das 15h às 16h, pelo engenheiro Celso Gnecco, gerente de treinamento técnico da Tintas Sherwin-Williams. As inscrições podem ser realizadas pelos contatos (19) 2122-8856 (Celso) ou ([email protected]); e (19) 2122-8833 (Victor Souza) ou ([email protected]). Para participar, envie o nome completo, e-mail corporativo, cargo e telefone.

E – Curso Off-road

Um fim de semana em locais de rara beleza onde só os verdadeiros 4×4 conseguem chegar. Essa é a proposta do 4×4 Advanced, um curso da Mitsubishi Motors, em parceria com a WR Brasil.O objetivo é ensinar técnicas de direção de veículos 4×4, transposição de obstáculos e preparação de veículos para o off-road, tudo isso mesclando turismo de aventura, circuito gastronômico e muita diversão. O curso é voltado para praticantes do fora de estrada, aventureiros ou profissionais do segmento off-road, que necessitam aprimorar suas técnicas. A inscrição dá direito a dois almoços, dois jantares, além do curso prático, teórico, certificado e fotos do evento. Mais informações e inscrições: (www.wrbrasil.com.br/inscricao).

F – Última Obra

Acaba de chegar às livrarias a primeira tradução brasileira da edição integral de Cidadela, obra-prima do autor de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry. A tradução foi feita diretamente do original francês, publicado pela Editora Gallimard, em 1958. A tradução é de Virgilio Freire, que procurou transmitir os mesmos sentimentos, as mesmas ideias, a mesma poesia, e até suscitar as mesmas dúvidas que o leitor francês experimentou. Isso, segundo Freire, é parte integral de uma tradução cuidadosa e bem feita, que respeita as qualidades e os defeitos da obra. Saint-Exupéry trabalhou nesse livro durante os últimos 8 anos de sua vida e considerava-o seu legado. Haverá palestra e sessão de autógrafos com o tradutor da obra, Virgílio Freire, nesta segunda-feira (19), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

G – Indústria Farmacêutica

Considerado o maior evento do setor farmacêutico do país, a 14ª Abradilan Conexão Farma começa nesta terla (20), e vai até quinta-feira (22), no São Paulo Expo. Organizado pela Abradilan, entidade que reúne 140 empresas distribuidoras de medicamentos e produtos de higiene pessoal e cosméticos, o evento mostrará de forma inédita o Robô Móvel Colaborativo da Omron, chamado LD Mobile, desenvolvido pela unidade de Automação Industrial. É um Veículo Autônomo Inteligente projetado para aumentar a produtividade em processos industriais e operações logísticas. O robô, dotado de inteligência artificial, circulará de forma autônoma pela feira, interagindo com as pessoas e convidando-as a visitar o estande da Omron. Ele é comercializado mundialmente em 150 países. No Brasil, ele já está presente em alguns setores industriais. Outras informações em: (www.abradilanconexaofarma.com.br).

H – Segurança Pública

Entre os dias 10 e 12 de abril, no Transamérica Expo Center, acontece a LAAD Security 2018, a maior feira de segurança pública e corporativa da América Latina. Tradicional ponto de encontro deste mercado, o evento promove o VII Seminário de Segurança, que visa debater o futuro do setor no Brasil e encontrar soluções para suas necessidades. Cybersecurity e Prevenção de Fraudes será um dos assuntos, com o coordenador do programa de direito digital da Europe Cybercrime Community, Renato Opice Blum. Segurança em Grandes Eventos e em Manifestações Populares também será um dos destaques da tarde, com o consultor de desenvolvimento de treinamento da Headline Consultoria e Coaching, Camilo D’Ornellas, às 15h20. Saiba mais em – (http://www.laadsecurity.com.br/).

I – Missão Econômica

Representantes da Missão Econômica de Israel em São Paulo visitam a sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB) na próxima quarta-feira (21), às 9h, para debater os avanços tecnológicos do agronegócio nos dois países. O encontro, realizado para um seleto grupo de lideranças do setor e representantes de entidades, servirá como porta de entrada para investidores e empresas israelenses interessadas em fazer negócios no agro brasileiro. O debate será conduzido pelo israelense Beni Lew, expert em agrotecnologia do Instituto Volcani, referência em pesquisa e desenvolvimento rural no Oriente Médio. O encontro servirá, também, para anunciar oficialmente a 20ª edição da Agritech, a principal feira de tecnologia agrícola daquele país, que acontecerá de 8 a 10 de maio, em Tel Aviv.

J – Future Payment

Com a ampliação do acesso à mobilidade, os dispositivos móveis podem se transformar cada vez mais em plataformas de pagamentos seguras, focadas na experiência do usuário. O ecossistema formado por startups amplia as possibilidades de cocriação, inclusive com os bancos. A utilização do blockchain para incentivar transações mais seguras, o e-commerce, a Internet das Coisas, as APIs abertas e o modelo de open banking surgem como grandes apostas do mercado.Representantes de empresas de automação, finanças, identificação, pagamentos, tecnologia e varejo apresentam tendências que estarão disponíveis para o consumidor, nos dias 15 e 16 de maio, no Transamérica Expo Center, com a feira Cards Future Payment, evento considerado um dos mais importantes do setor, já com a confirmação de uma série de palestrantes renomados nacionais e internacionais, como o Keynote Speaker Ismail Chaib, COO da Technical Solutions Berlin, que trará sua experiência com o modelo de open banking. Outras informações: (www.cards-expo.com.br).