92 views 4 mins

Backup: a proteção de dados é mais importante do que nunca

em Tecnologia
segunda-feira, 25 de março de 2024

Gustavo Leite (*)

Dia 31 de março é o Dia Mundial do Backup. A data serve como uma homenagem ao backup e recuperação de dados, os elementos-chave de uma forte estratégia de proteção de dados, que é crucial porque o ransomware e outros ataques cibernéticos que visam a interrupção em massa, comprometendo os dados, são os maiores riscos que as organizações enfrentam atualmente.

O tempo de inatividade e as interrupções causadas por desastres naturais e erros humanos também são as principais preocupações abordadas por meio de backup e recuperação de dados, mas o malware pode comprometer tudo nos ambientes de dados complexos, heterogêneos e multinuvem de hoje, resultando em interrupções de negócios que duram meses. Ou que podem até ser permanentes.

Nesse contexto, o Dia Mundial do Backup de 2024 é o lembrete perfeito de que a proteção de dados é mais importante do que nunca. Aqui estão três considerações principais ao avaliar sua estratégia de proteção de dados. Confira:

  1. – Unir a proteção de dados com a segurança e a governança de dados melhora a resiliência cibernética. Os ataques de malware afetam toda a cadeia de TI. Várias equipes normalmente gerenciam a resposta usando ferramentas diferentes.

Os hackers adoram defesas em estilo “colcha de retalhos” porque os pontos de interação podem se tornar vulnerabilidades potenciais. Um ecossistema integrado de segurança, de dados, proteção de dados e governança de dados é a única forma de alcançar uma resiliência cibernética sem lacunas.

  1. – A nuvem não é inerentemente mais segura. Na era nativa da nuvem, as organizações muitas vezes assumem incorretamente que estão comprando um resultado, quando na verdade estão comprando infraestrutura.

Existe um modelo de responsabilidade compartilhada entre os CSPs e seus clientes em relação à proteção de dados que muitos não conseguem compreender. Os CSPs são responsáveis pela resiliência da nuvem, mas os clientes são responsáveis pela resiliência na nuvem. Você ainda é responsável por proteger seus dados.

  1. – Os ambientes complexos, heterogêneos e multinuvem de hoje exigem gerenciamento autônomo de dados. A proliferação de aplicativos e dados da ponta ao núcleo e às nuvens não tem precedentes.

A proteção manual em tempo real não é mais possível. Reduzir a complexidade operacional por meio do gerenciamento de dados que aproveita de forma responsável a IA e a hiperautomação para autoprovisionar e otimizar continuamente deve ser seu objetivo.

Concluindo, a proteção de dados é um seguro contra interrupções nos negócios devido a períodos de inatividade e interrupções causadas por eventos como desastres naturais; erro humano; e especialmente malware, incluindo ransomware.

As três considerações descritas aqui são importantes para garantir que seus dados estejam protegidos neste Dia Mundial do Backup e além.

(*) – É vice-presidente para América Latina da Veritas Technologies.