854 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Lucia Camargo Nunes (*)

Stellantis atualiza linhas 2024 e C3 recebe melhorias

O segundo semestre é sempre o momento de mudança de linhas de modelos e a Stellantis lança novidades em suas diversas marcas.

A Citroën, por exemplo, já colocou à venda a linha 2024 do C3 com atualizações em conteúdos e portfólio.

Todas as versões do C3 passam a contar com abertura elétrica da tampa do combustível. O painel das configurações a partir da Live Pack ganha acabamento premium, com apliques prateados.

Saem de cena as versões Feel 1.6 MT e Launch Edition. A linha agora tem três opções 1.0 manual entre R$ 72.990 e R$ 83.990 e a única automática 1.6 a R$ 97.790.

Pulse reforça esportividade

Fiat Pulse S-Design. Foto: Stellantis.

Da Fiat, o Pulse recebe na linha 2024 o pacote S-Design na versão Drive 1.3 de transmissão CVT, acrescentando R$ 5 mil em seu valor. De diferente, há acabamento preto nas rodas de 16”, pintura bicolor e teto preto, por R$ 114.990.

A versão Abarth do Pulse 2024, a R$ 149.990, também tem novidades: acabamento de couro no painel, pintura soft touch nas laterais e rodas 18” como opcionais.

Os preços da linha também aumentaram com a mudança de ano. A versão de entrada Drive 1.3 MT5 começa em R$ 102.990, a Drive CVT sai a R$ 109.990, Audace 1.0T custa R$ 121.490 e Impetus está por R$ 133.490.

Toro 2024 muda a grade e conteúdos

Fiat Toro Ultra. Foto: Stellantis.

Após o lançamento da Strada 2024, com novo motor 1.0 Turbo, a Fiat coloca à venda a Toro com design frontal hexagonal, antes disponível apenas nas configurações topo de linha. Ultra e Ranch, por sua vez, foram atualizadas com grades novas também. Ainda por fora, a Ultra recebeu novas rodas de 17” e a Ranch tem novo desenho nas rodas de 18”.

Motores 1.3 turbo e 2.0 turbodiesel não tiveram alterações. São 6 configurações a preços que começam em R$ 149.990 (Endurance 1.3 Turbo AT6 Flex) e vão a R$ 210.990  (Ultra 2.0 Turbodiesel AT9).

Rampage começa ser vendida na rede Ram

Linha Rampage. Foto: Stellantis.

A Ram iniciou oficialmente as vendas da Rampage, primeira picape projetada e fabricada fora dos EUA. Produzida em Goiana (PE), teve mais de 7 mil unidades encomendadas na pré-venda, e a marca espera vender 20 mil unidades até o fim do ano.

Hoje a Ram conta com 115 concessionárias e vai antecipar para 2024 mais novas 30 lojas que seriam abertas apenas em 2025.

São cinco versões, sendo duas Rebel (R$ 239.990 diesel e R$ 249.990 gasolina), Laramie (R$ 249.990 diesel e R$ 259.990 gasolina) e R/T gasolina a R$ 269.990. O cliente pode escolher o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv ou o Hurricane a gasolina 2.0 de 272 cv. Todas contam com câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4.

Carro Nissan dos videogames ganha os cinemas

Granturismo. Foto: Sony.

O cinema já ganhou diversos filmes lendários sobre automobilismo e o mais recente a chegar às telonas certamente vai entrar para a história.

Estreou no país o filme da Sony “Gran Turismo: de jogador a corredor”, inspirado em fatos reais de um jogador de videogame que se torna piloto de verdade. A película explora a GT Academy, iniciativa da Sony em parceria com a Nissan entre 2008 e 2016.

Na trama, o objetivo é recrutar jogadores habilidosos e colocá-los à prova para descobrir se algum deles é capaz de se tornar um verdadeiro talento do automobilismo. O filme de mais de 2 horas conta com cenas de corrida de grudar o espectador na poltrona.

A Nissan aproveita a passagem do filme para promover uma ação até 6 de setembro em cinco shopping centers de São Paulo: um desafio para maiores de 18 anos com simuladores do Gran Turismo 7 no traçado de Nürburgring, Alemanha, com um Nissan GT-R 35 Nismo. Quem fizer a melhor volta levará um simulador igual ao da disputa, equipado com um Sony PlayStation 5.

Mercedes tem nova executiva em caminhões

Erica Correa Daumichen. Foto: Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz do Brasil nomeou Erica Correa Daumichen como nova diretora de produção de caminhões e agregados. Com mais de 25 anos de experiência automotiva, Erica é engenheira e era anteriormente diretora de engenharia de manufatura de sistemas de veículos da General Motors América do Sul.

A executiva sucede Celso Salles, que liderou a área por 10 anos, e será responsável pelas operações das fábricas 4.0 de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG) a partir de setembro.

(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]