Lucia Camargo Nunes (*)
Versa 2024 ganha nova frente e mais equipamentos
A Nissan promove a chegada da linha 2024 do Versa, agora atualizado com novos itens de série e design frontal e outras melhorias.
O sedã passa a vir com grade frontal e para-choque redesenhados e a linha ganha a opção da cor cinza Lunar.
Na parte dinâmica, o Versa recebeu recalibragem na suspensão e coluna de direção e melhorias na acústica. O motor é o mesmo 1.6 flex de até 113 cv de potência acoplado ao câmbio CVT.
Para todas as versões, o Versa conta com alerta de colisão frontal e assistente de frenagem. A partir da Advance, o sedã acrescenta alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, câmera 360 graus, detector de movimento, console central com apoio de braço, entrada USB-C e carregador sem fio.
A central multimídia da versão Exclusive ficou maior (com 8” enquanto as demais mantêm o de 7”). A Exclusive também pode vir com revestimento interno de couro cinza e preto ou azul e preto.
Preços: Versa Sense R$ 105.190; Advance R$ 114.290 e Exclusive R$ 126.590.
Nova Ranger é lançada no Brasil e Argentina
Revelada no exterior há mais de um ano, a Ford finalmente lança a nova geração da Ranger, fabricada na Argentina, com evoluções de tecnologia e qualidade. Tudo nela foi renovado: design, chassi, motores, transmissões, interior e boa parte dos equipamentos.
Mais comprida (1,8 cm), larga (50 cm) e alta (3,8 cm), a picape média recebeu reforços e, com isso, está 30% mais resistente a torção. A distância entreeixos também cresceu em 50 cm.
O visual, inspirado nas demais picapes Ford, deixou a Ranger mais robusta. Traz os faróis em forma de C, novas lanternas e o nome estampado na traseira, a exemplo de Maverick e F-150.
A Ford traz um interior sofisticado para sua picape média, a começar pelo painel digital de 8” (que pode crescer para 12” como opcional) e multimídia com tela vertical de 10 ou 12”. Inédito no segmento, o freio de estacionamento é eletrônico.
De 5 versões que estarão disponíveis, só duas tiveram preços revelados. A XLT custa R$ 289.990 e a Limited, R$ 319.990, ambas equipadas com motor turbodiesel V6 3.0 de 250 cv, transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4.
Outras três que terão opções manual, automática, tração 4×2 e 4×4 virão com motor turbodiesel 2.0 de 170 cv.
A Ford informou que 2 mil unidades da nova Ranger foram comercializadas no Brasil e Argentina logo após a abertura das vendas.
Novo multimídia é destaque na Hilux 2024
O ditado popular diz que quem não tem cão caça com gato. A Toyota, mesmo sem novidades importantes, aproveita a chegada da rival para lançar sua linha 2024 de sua também argentina Hilux, para segurá-la na liderança das médias.
A maior mudança está em sua nova central multimídia, agora de 9”, com espelhamento sem fio para as versões de cabine dupla.
A motorização foi mantida com o conjunto turbodiesel 2.8 de 204 cv em opções manual ou automática de 6 marchas. A versão esportiva GR-Sport é recalibrada para render 224 cv.
No total de 8 versões, a Hilux começa custando R$ 219.090 (Cabine Simples e Chassi MT) e vai a R$ 372.890 (GR-Sport AT).
O SUV SW4 também chega à linha 2024 com o novo multimídia de 9” e conexão sem fio, por preços entre R$ 376.190 (SRX de 5 lugares) e R$ 436.890 (GR-Sport).
Renegade tem poucas mudanças na linha 2024
A linha 2024 do Jeep Renegade começa a ser entregue nas concessionárias com novos conteúdos. A versão Longitude 1.3, a R$ 150.990, recebeu um pacote opcional de R$ 5.500 que inclui sensor crepuscular e de chuva, chave presencial, farol alto automático e monitoramento de ponto cego.
Já a versão Trailhawk (R$ 174.990), também com motor turboflex 1.3, ganha na virada de ano novas rodas de 17”e volta a ter como opcional a plataforma de conectividade Adventure Intelligence, sem preço divulgado.
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]