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em Via Digital Motors
quarta-feira, 05 de abril de 2023

Lucia Camargo Nunes (*)

Com portfólio envelhecido, carros Renault somem das lojas

A Renault retirou de vez de suas ofertas do Sandero, hatch lançado em 2007 no Brasil. Como opção, há o Stepway, nome comercial da versão de visual mais esportivo, que está à venda em três versões: Zen 1.0 manual a R$ 80 mil; Zen 1.6 manual a R$ 101.890 e a Iconic 1.6 CVT por R$ 113.340.

Outro que saiu “à francesa” é o SUV Captur. Com problemas de peças, afetadas pela crise da guerra da Ucrânia, o SUV teve problemas de produção em 2022. Até fevereiro foram apenas 58 unidades licenciadas.

O Captur em única versão custa R$ 142.990 no site da marca. Nas lojas não há unidades do carro à venda, apenas por assinatura. Mas ao entrar no programa Renault on Demand e escolher o SUV, por 48 mensalidades de R$ 3.659, há uma estimativa de entrega do carro em 201 dias, ou seja, ele não existe.

O sedã Logan também continua à venda, embora com baixo desempenho. No trimestre, teve apenas 580 unidades emplacadas. São duas versões com motor 1.0 de 82 cv: Life a R$ 89.560 e Zen por R$ 92.960.

Um SUV compacto, já anunciado pela marca, pode chegar ainda este ano trazendo também uma inédita motorização 1.0 turbo, ambos fabricados no Brasil.

A ideia da montadora é oferecer mais produtos Renault e menos Dacia (marca romena, de modelos de menor custo, que tem no portfólio Kwid, Stepway, Logan, Oroch e Duster, ou seja, toda sua gama hoje).

Vendas sobem, mas com a mão do CNPJ

Com um empurrãozinho das locadoras, o primeiro trimestre de 2023 foi superior em 16,3% sobre o mesmo período de 2022 nas vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, com 471,6 mil veículos emplacados.

Os números positivos omitem, contudo, preocupações da indústria: paralisações de linhas de montagem em março e abril por falta de semicondutores, freio na demanda e altos juros que restringem o crédito.

O crescimento de março, de 53% sobre fevereiro, mascara também que boa parte dos licenciamentos foi destinada às vendas diretas, enquanto o varejo amarga baixas vendas e até as sumidas promoções.

Entre os modelos mais vendidos, a Chevrolet, após superar o Hyundai HB20, volta a encostar na soberania da Fiat Strada, com seus modelos Onix e Onix Plus e também o SUV Tracker.

Confira o ranking dos modelos mais vendidos neste primeiro trimestre

Modelo                                            Unidades

1º Fiat Strada23.772
2º Chevrolet Onix21.528
3º Chevrolet Onix Plus18.392
4º Hyundai HB2016.194
5º Jeep Compass15.556
6º Hyundai Creta15.424
7º Fiat Argo14.988
8º Fiat Mobi14.666
9º Chevrolet Tracker14.496
10º Volkswagen T-Cross14.168

Fonte: Fenabrave

Transit é o primeiro furgão automático do mercado

Para atender ao segmento de frotas e empresários, a Ford lança a versão automática da Transit. É o primeiro furgão com esse tipo de câmbio no Brasil. Na configuração L3H3, com volume de carga de 12,4 m³ e capacidade de carga de 1.151 kg, a Transit custa R$ 274.500

A nova transmissão automática de 10 velocidades, com opção de trocas manuais, entrega mais conforto e comodidade aos motoristas, que podem dirigir o furgão com CNH categoria B. Traz ainda câmera de ré, sensor de estacionamento, ar-condicionado, multimídia com tela de 8” com conectividade via Android Auto e Apple Car Play e banco do motorista com ajuste de altura e lombar, entre outros.

Junto com as novidades da Transit, a montadora apresentou o serviço Ford Pro, uma estrutura que vai desde a compra à revenda, voltado à produtividade.

Com uma área dedicada ao monitoramento e conectividade integrada de fábrica, a Ford faz a gestão de dados do veículo e consegue antecipar potenciais ocorrências e evitar que o veículo pare ou tenha um dano mais severo e oneroso para o cliente, que acompanha online através do aplicativo os parâmetros de sua frota.

Banco Mercedes celebra bons resultados

O segmento de veículos comerciais é totalmente sensível ao crédito. Aproveitando ser um ano de antecipação de compras, com a mudança de legislação de emissões de pesados de Euro 5 para Euro 6, o Banco Mercedes-Benz celebra os bons resultados de 2022, com crescimento de 35% em carteira sobre 2021.

A presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz, Hilke Janssen, destaca que o diferencial em relação aos bancos comerciais é apoiar o cliente. “Temos de desenvolver soluções integradas para, justamente, ajudá-los nesses momentos de crise”, referindo-se aos atuais desafios de cenário de juros altos e inflação.

A executiva também aposta na continuidade de bom desempenho em 2023, com as oportunidades do agronegócio, infraestrutura e renovação de frota para impulsionar a venda de caminhões.

(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]