Lucia Camargo Nunes (*)
Fim de ano reserva surpresas com picapes
O ano está quase terminando, mas os lançamentos do setor automotivo continuam aquecidos: e vale de tudo, desde pré-venda a uma cutucada na concorrência.
Na semana passada, a Chevrolet apresentou a nova picape compacta Montana. Da antiga, que era pequena, só herdou o nome. A concorrente da Fiat Toro até no visual, já está em pré-venda.
Com 4,72 m de comprimento, a picape Chevrolet é 20 cm menor que a Toro e acomoda 874 litros na caçamba (63 l a menos que a da Fiat).
Com a mesma plataforma de Onix e Tracker, a nova Montana promete melhor espaço interno e melhor vedação da caçamba, que terá, como item opcional, cobertura com acionamento elétrico.
Duas versões anunciadas trazem motor 1.2 turbo flex que rende 133 cv de potência, com opção de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Dos equipamentos anunciados, a nova Montana terá na versão Premier rodas de 17”, multimídia de 8”, internet nativa, seis airbags e alerta de ponto cego, entre outros itens.
Preços partem de R$ 134.490 (LTZ) e R$ 140.490 (Premier). As entregas da nova picape Chevrolet estão previstas para fevereiro.
Vem aí a picape média da Fiat
Se a Montana pode representar algum risco à integridade da Toro, a Fiat não perdeu tempo. “Abafando” o lançamento da rival minutos depois de sua apresentação, a montadora do Grupo Stellantis anunciou uma inédita picape média com logotipo Fiat, que virá para brigar com a Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok.
A nova picape Fiat, ainda sem nome divulgado, está em fase final de desenvolvimento em Betim (MG). O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2023, e ao que tudo indica trata-se de uma apropriação, no bom sentido, da aguardada picape Peugeot Landtrek, que já havia sido anunciada pela marca de origem francesa antes da fusão PSA e FCA.
Entre os motivos para a picape vir com o logotipo Fiat, a marca tem maior número de concessionárias, é atualmente a líder entre automóveis e comerciais leves no ano e evoluiu no segmento com as boas vendas de Strada e Toro, que juntas abocanham 50% do mercado.
De acordo com a montadora, os modelos médios representam 40% de todas as picapes vendidas no Brasil.
Ford vai trazer 1ª picape híbrida
A Ford exibiu a primeira picape híbrida a ser vendida no Brasil, prevista para chegar no primeiro trimestre de 2023. A Maverick Hybrid terá motor a gasolina de 2,5 litros que combinado a outro elétrico vai render 193 cv de potência, acoplado ao câmbio eCVT e tração dianteira. A Maverick vendida atualmente traz motor a gasolina 2.5 de 253 cv e tração integral.
O sistema híbrido é do tipo convencional, sem necessitar de tomada. A recarga da bateria é feita pela regeneração – desaceleração e frenagem. A ideia é justamente oferecer uma picape menos poluente e econômica. Na carroceria da Maverick Hybrid, a Ford estampou um adesivo com a frase “+ de 800 km de autonomia”.
A Ford antecipou que terá multimídia de 8 polegadas, 7 airbags, freios a disco nas 4 rodas, suspensão independente e rodas de 18”, entre outros itens.
Detalhes da versão e preços serão anunciados por ocasião do lançamento. Enquanto a Maverick Lariat FX4 2.0 turbo a gasolina custa R$ 240.490, a expectativa é que a Hybrid venha com estratégia competitiva de preço e seja o modelo de entrada da picape compacta. Por isso, alguns itens da Maverick exibida não estarão disponíveis em nosso mercado. O teto solar, por exemplo, foi descartado.
Top 10 dos mais vendidos no Brasil até novembro
Chegamos a dezembro e, ao que tudo indica, a Fiat Strada deve encerrar o ano como o veículo mais vendido do Brasil em 2022. E a Hyundai tende a fechar tranquila o ano, com o HB20 consolidado na liderança entre os automóveis. Confira os números de vendas de janeiro a novembro.
Modelo Unidades
1º Fiat Strada | 103.288 |
2º Hyundai HB20 | 89.286 |
3º Chevrolet Onix | 75.741 |
4º Chevrolet Onix Plus | 67.213 |
5º Fiat Mobi | 65.498 |
6º Volkswagen Gol | 63.441 |
7º Chevrolet Tracker | 62.524 |
8º Volkswagen T-Cross | 59.161 |
9º Jeep Compass | 57.474 |
10º Fiat Argo | 57.281 |
Fonte: Fenabrave // acumulado de janeiro a novembro de 2022
Automóveis + Comerciais Leves *Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: [email protected]