541 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 25 de maio de 2022

Por Lucia Camargo Nunes*

208 ganha motor 1.0 na linha 2023

Era só uma questão de tempo. Tendo como uma das principais críticas apenas a oferta de motor 1.6, a Peugeot anunciou o lançamento de duas novas versões do compacto 208 com motor flex Firefly de 3 cilindros 1.0 de até 75 cv a preços competitivos.

Esse conjunto, com câmbio manual de 5 marchas, é o mesmo utilizado atualmente no Fiat Argo. Já como linha 2023, a nova versão 1.0 Like vai partir de R$ 72.990 e a Style, R$ 79.990.

Com motor 1.6 de 120 cv, a versão Active está por R$ 94.990. Depois vem a Allure, a R$ 99.990, e a topo Griffe, a R$ 109.990, todas com câmbio automático de 6 marchas.

Imagem: RAV4_2022_foto Toyota

Peugeot lança clone da Fiorino

Aproveitando o segmento pouco explorado e por fazer parte do grupo Stellatnis, a exemplo do novo motor do 208, a Peugeot lança a Partner Rapid 2023. Apesar da identidade visual própria, o furgão compartilha boa parte dos componentes com a Fiat Fiorino, incluindo o motor flex 1.4 de até 86 cv.

Voltado a empresas que utilizam veículos comerciais menores, a Partner Rapid tem capacidade para transportar até 650 kg e 3,3 metros cúbicos de volume. As portas têm abertura de 180 graus.

O utilitário, produzido em Betim (MG) está disponível em duas versões: Business, por R$ 101.390 e a Business Pack a R$ 106.990. A Fiat Fiorino, vendida em única versão, sai a R$ 106.090.

Imagem: Peugeot Partner_Rapid_foto Stellantis

Novo Audi Q3 está mais forte

A nova geração do Audi Q3 voltará a ser brasileira com o retorno à fábrica de São José dos Pinhais (PR) no segundo semestre. Antes disso, as duas novas carrocerias do Q3 mantêm a importação da Hungria: o SUV tem três versões com preços que vão de R$ 273.990 a R$ 315.990, e o Sportback, com caída mais cupê, conta com duas configurações por R$ 315.990 e R$ 339.990.

Ambos são equipados com motor turbo de 2 litros que gera 231 cv (o mesmo do Porsche Macan), transmissão automática de 8 marchas e tração integral. Anteriormente o utilizado era o 1.4 Turbo de 150 cv.

A Audi deixou de produzir nesta planta paranaense desde o final de 2020. De lá saía, na ocasião, o A3 Sedan.

Imagem: Novo Q3 – foto Audi

Toyota aposta em híbridos

A Toyota lançou novas linhas do RAV4 e Camry. Ainda como linha 2022, o SUV RAV4, vendido na versão SX Connected Hybrid, custa R$ 301.140. A novidade foi incluir um pacote com alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego e aviso de não afivelamento dos cintos traseiros.

Sob o capô, tudo igual: o Toyota combina o motor 2.5 16V de 178 cv a gasolina que atua com três elétricos que rendem 120 cv. Juntos, entregam 222 cv.

O sedã Camry, por sua vez, retorna ao Brasil reestilizado. A única versão, XLE 22/23 híbrida, custa R$ 331.790. Importado dos EUA, vem equipado com motor similar ao RAV4: 2.5 de 178 cv mais três elétricos, mas que combinados geram 211 cv, um pouco menos do que no SUV. O câmbio é o CVT.

Destaque para o pacote Toyota Safety Sense, que inclui 9 air bags, controle de cruzeiro adaptativo com alerta sonoro, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa com correção ativa, alerta de ponto cego, faróis altos automáticos e sistema de pré-colisão frontal com detecção de pedestre à noite e de ciclistas.

Imagem: Camry – foto Toyota

Equinox reestilizado ganha mais segurança

Com uma reestilização leve e novos conteúdos, a Chevrolet lança o SUV Equinox, importado do México. Os preços começam em R$ 204.990 para a inédita versão RS, de visual mais esportivo, e R$ 221.990 a Premier, que se destaca pela tração integral.

O motor é o mesmo 1.5 turbo de 172 cv com câmbio automático de seis marchas.

As duas versões contam com central multimídia MyLink de 8” mais rápida, com projeção sem fio para smartphones, wi-fi nativo, Spotify e Alexa.

Para segurança, destaque aos 6 airbags, alertas de colisão frontal com detecção de pedestre, de movimentação traseira, de ponto cego com sensor de aproximação repentina, de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, assistente de permanência na faixa, farol alto inteligente, frenagem automática de emergência com detector de pedestre e indicador de distância do veículo à frente.

2022 Chevrolet Equinox Premier

Observação: os preços informados nas reportagens são baseados em Brasília e podem variar conforme o ICMS de cada Estado

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]