Lucia Camargo Nunes (*)
Modelos Jeep e Fiat têm redução de potência
A Stellantis implementou uma redução de potência em alguns modelos turbo de 9 cv para se adequar às novas normas de emissões que passaram a vigorar em 1º de janeiro.
Parte dos veículos com o motor 1.3 turboflex passa a entregar até 176 cv quando abastecidos com etanol ou gasolina. Esse motor mantém o torque de 27,5 kgfm.
Anteriormente, os motores dos Jeep Renegade, Compass e Commander, assim como os da Fiat Fastback Limited Edition e Toro, geravam 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol.
O Fastback Abarth, entretanto, continua com 185 cv. Essas mudanças na potência podem afetar desempenho e consumo. A Fiat não forneceu ainda as fichas técnicas dos modelos e informou que “pequenas alterações de potência em alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana”.
Em contrapartida, a Stellantis deve aumentar a potência nas variantes a diesel, para atender às novas normas de emissões. Para isso, tem à disposição o motor Multijet 2.2 turbodiesel de 200 cv em versões da Ram Rampage. Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander devem trocar o motor atual TD380 (2.0 turbo de 170 cv) pelo Multijet, resultando em um acréscimo de 30 cv na potência.
Fiat revela primeiro novo produto em sua planta argentina
Mais mudanças na Stellantis, agora na Argentina: o Complexo Industrial de Córdoba vai receber um aporte de US$ 385 milhões para fabricar uma família de produtos, componentes e um novo motor. E o primeiro desses produtos é a Fiat Titano, que será a primeira picape produzida pelo grupo Stellantis na Argentina.
A picape média atualmente é feita pela Nordex, uma empresa uruguaia da qual a Stellantis detém 49%. Durante 2024, a montadora emplacou 6.223 unidades da Titano (entre maio e dezembro) no Brasil, e vem numa tendência de alta. Em dezembro, por exemplo, ela vendeu mais que Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.
Com a produção na Argentina, a Titano pode receber um pequeno facelift e renovar também sua motorização: sai de cena o atual 2.2 turbodiesel de 180 cv para receber um moderno Multijet 2.2 de 200 cv que já equipa as versões diesel da Rampage.
Blindados batem recorde em 2024
A blindagem de veículos bateu recorde histórico no Brasil no ano passado. Até novembro, a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) registrou quase 30 mil veículos com proteção balística.
O estado de São Paulo foi responsável por 83% das blindagens realizadas, seguido pelo Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
O principal motivo para a instalação da proteção é o medo da violência urbana, embora também esteja se tornando mais acessível financeiramente. Atualmente, a blindagem em um nível básico custa a partir de R$ 50 mil e pode ser aplicada em qualquer tipo de veículo, novo ou usado.
Entre os modelos, o Toyota Corolla foi o veículo blindado mais procurado no Brasil, conforme um levantamento realizado pela plataforma Webmotors Autoinsights, cobrindo o período de novembro de 2022 a novembro de 2024. Um dos motivos é pelo seu bom custo-benefício.
Citroën acrescenta conteúdos a Aircross e C3
Citroën C3 e Aircross começam o ano com novidades na linha 2025. O SUV compacto de 5 ou 7 lugares 2025/2025 passam a contar de série com câmera de ré, farol de neblina e ar-condicionado automático digital a partir da versão Feel Pack. Já as versões Shine também ganham ar-condicionado automático digital e acabamento do painel de bordo na cor cinza de série.
A versão You! 2025/2025 do C3, por sua vez, com motor 1.0 turbo de até 130 cv conta agora com a cor preto Perla Nera disponível como item opcional. Além disso, a câmera de ré transmitida na tela do sistema multimídia passa a ser item de série na versão Feel.
(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]