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quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Lucia Camargo Nunes (*)

Pulse e Fastback serão os primeiros híbridos da Fiat

A chegada de novos veículos híbridos está apenas começando. A partir de 2025, a entrada em vigor de uma nova fase do Proconve L8 vai obrigar que empresas que comercializam carros no Brasil atinjam novas metas de emissões em seu portfólio.

Enquanto algumas manterão versões a diesel, por exemplo, terão que compensar com modelos bem menos poluentes. Uma das soluções será a oferta de motores híbridos, que contarão com tecnologias leves, convencionais e plug-in.

Do grupo Stellantis, a Fiat dará a largada com o lançamento em novembro de propulsores híbridos para Pulse e Fastback, possivelmente o Bio-Hybrid, ou híbrido-leve, para o motor T200 (1.0 turboflex).

Por esse sistema, um gerador alimenta uma pequena bateria, que auxilia em algumas operações, como na partida, acelerações e potência extra. Ela não movimenta o carro sozinha, mas contribui com a redução de emissões e também de consumo.

“Escolhemos iniciar em um importante segmento, com nossos SUVs Pulse e Fastback, que serão responsáveis por impulsionar essa revolução”, informou a Fiat.

O desenvolvimento da tecnologia faz parte dos planos de investimentos do grupo Stellantis de R$ 32 bilhões na América do Sul e estará disponível em breve nos modelos Fiat e também Jeep, Peugeot, Citroën e Ram.

Carros de alto luxo compartilhados

O compartilhamento de carros de luxo é pouco conhecido no Brasil, mas proporciona a oportunidade de experimentar um modelo premium sem os custos de propriedade ou locação individual.

Este é o objetivo da parceria entre a Osten GO (empresa de soluções de mobilidade urbana da Osten Group) e a Auto Fraction (especializada em compartilhamento).

De acordo com as empresas, veículos esportivos são usados, em média, 50 dias no ano. Por isso a ideia de compartilhar: dividir as despesas entre cotistas, que fazem uso do automóvel de acordo com uma agenda previamente definida entre eles. E sem se preocupar com custos e revenda do carro: é uma assinatura coletiva.

Um Tesla Model S, por exemplo, avaliado em mais de R$ 1 milhão, pode ser alugado por cerca de R$ 12 mil mensais para cada cotista, já incluídos os valores relativos à revisão, manutenção e seguro, que são compartilhados entre os assinantes.

Um BMW M2 pode ser alugado a partir de R$ 8.100 por mês para cada cotista, considerando três cotistas no plano de assinatura de 24 meses.

O compartilhamento é feito, de preferência, entre pessoas que moram em uma mesma região ou que integram uma rede de interesse, porque isso facilita o uso e a logística da operação.

Mas a nova parceria permite que o compartilhamento seja feito por pessoas sem ligação, utilizando a operação e a garagem da Auto Fraction.

Renovado, Mini John Cooper Works Countryman já está à venda

O Mini mais esportivo foi atualizado e começa a ser vendido no Brasil por R$ 380 mil.

O Mini John Cooper Works Countryman ALL4 é bem nervosinho: sob o capô esconde o motor 2.0 turbo a gasolina de 317 cv e câmbio automático de 7 marchas e tração integral, conjunto que o torna capaz de chegar a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. A suspensão tem ajuste especial, focado em uma dirigibilidade mais esportiva.

No visual, o para-choque dianteiro, grade e entradas de ar estão maiores, assim como as rodas de 20 polegadas.

Por dentro, o painel conta com detalhes do revestimento em dois tons, preto e vermelho e display redondo que faz o papel de painel de instrumentos e central multimídia. Outro destaque são os 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround.

Com planos de expansão, Caoa Chery produz seu 150º Tiggo

A Caoa Chery celebrou o registro de 150 mil unidades produzidas em Anápolis (GO). O modelo que atingiu esse marco foi o novo Tiggo 8 Pro, lançado no mês passado.

A planta ganha expansão nos próximos meses, para ampliar a produção para novos modelos. Hoje são fabricados por lá os Caoas Chery Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8, e algumas unidades do Hyundai Tucson. A Caoa Chery conta com 146 concessionárias por todo o País.

(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]