
O presidente do Grupo Náutica venceu a categoria Iniciativa Privada no Prêmio Nacional do Turismo 2025. O reconhecimento do Governo Federal coroa uma trajetória de cinco décadas dedicada às águas. Entre as iniciativas como presidente do Grupo Náutica, criou a Revista Náutica e os Boat Shows, líderes absolutos em seus segmentos, e está à frente da transição energética com um projeto único no mundo: o JAQ Apoio Marítimo.
Considerado o “Oscar” do turismo brasileiro e promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Prêmio Nacional do Turismo 2025 consagrou o empresário curitibano Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, como vencedor na categoria Iniciativa Privada (Médio e Grande Porte). Um dos principais nomes da náutica na América do Sul, entre as suas inúmeras iniciativas em prol às águas, é criador dos Boat Shows, responsável pela movimentação de 70% dos negócios náuticos do país, e da Revista Náutica, o maior e mais respeitada do segmento. Além disso, seu mais recente projeto é o JAQ Apoio Marítimo que idealizou em parceria com outros grandes nomes como GWM, Itaipu Parquetec, Heineken e Artefacto, e que teve a sua primeira fase apresentada recentemente durante a COP30, na Amazônia, com foco em descarbonização marítima e educação ambiental.
A cerimônia da premiação ocorreu na quarta-feira (03), em Brasília (DF), e reconheceu trajetórias e projetos que transformam destinos e o país por meio de inovação, inclusão social e sustentabilidade. O ministro do Turismo enalteceu a atuação dos profissionais. “Hoje celebramos aqueles que, na ponta, fazem a diferença com criatividade, dedicação e soluções inovadoras, no afroturismo, na sustentabilidade, no turismo realizado por mulheres, no ecoturismo, na náutica e em tantas outras modalidades. Este prêmio reconhece o talento de profissionais que constroem, junto ao governo e ao trade, um turismo forte, diverso e sustentável”, ressaltou.




