94 views 4 mins

Com poucas chuvas, julho é ideal para explorar o Jalapão e as Serras Gerais

em Turismo
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Roteiros da Korubo são concorridos, mas ainda contam com algumas vagas

Julho é um dos melhores meses para explorar as belezas naturais do Jalapão e das Serras Gerais, no Tocantins. O período é marcado por poucas chuvas e temperaturas amenas. Como o mês antecede o ápice da época de seca, é possível ver vegetações verdinhas, rios com águas transparentes e a umidade do ar ainda não está tão baixa.

Cada vez mais popular entre os fãs de ecoturismo, o Jalapão é lar de alguns dos cenários mais exuberantes do país. Situado no extremo leste do Tocantins, o parque estadual tem suas principais atrações espalhadas por vários municípios, como Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix.
As exuberantes dunas que alcançam mais de 30 metros de altura figuram entre os principais pontos de interesse dos turistas. Elas mudam de forma constantemente conforme a ação do vento e surpreendem os viajantes com belíssimos tons de dourado, que ficam ainda mais intensos durante o pôr do sol.

Outro fenômeno incrível da região são os fervedouros, nascentes profundas que se transformam em piscinas naturais onde as pessoas conseguem flutuar sem qualquer tipo de esforço. Formações rochosas, rios límpidos, mirantes e cachoeiras completam a extensa lista de atrações do destino.  

As Serras Gerais, no sudeste do Tocantins, por sua vez, abrigam cenários como a Lagoa do Japonês (piscina natural com tons de azul e esmeralda). Há também o Vale dos Pássaros, onde é possível avistar aves que fazem parte da rica fauna local e até alguns mamíferos, como macacos.

Outro local imperdível é o Cânion Encantado. Trata-se de uma fenda rochosa com enormes paredões de pedra e várias quedas d’água. É ali que ficam a Cachoeira dos Pelados, onde há uma piscina natural ideal para banho, e a Cidade de Pedra, famosa por conta de suas belas formações naturais.  

É válido destacar que a melhor forma de explorar as Serras Gerais e o Jalapão é por meio de roteiros oferecidos por empresas especializadas. Isso porque as regiões contam com pontos de difícil acesso e requisitam vários dias de viagem – com pernoites em acampamentos.

Os pacotes da Korubo são os mais confortáveis do mercado, pois seguem o conceito glamping, que mistura camping e glamour. A companhia organiza roteiros em estilo safári que podem ter duração de seis, sete ou 10 dias. Durante as viagens, os participantes dormem em tendas africanas com camas e banheiros, percorrem os cenários locais a bordo de caminhões panorâmicos e visitam áreas privativas exclusivas, como cachoeiras e fervedouros.

Apesar de serem concorridos, os roteiros da Korubo para julho ainda têm algumas vagas disponíveis. É possível encontrar opções tanto para o Jalapão como para as Serras Gerais.

Mais informações em www.korubo.com.br.