O Waze anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade, um alerta projetado para notificar que o trecho de estrada do qual o motorista está se aproximando é especialmente perigoso.
Vivaldo José Breternitz (*)
O novo recurso é alimentado por uma inteligência artificial proprietária, que analisa dados históricos de acidentes, previsão do tempo e as características principais da via, como curvas, volumes de tráfego e outros, que permitem ao aplicativo emitir alertas ao motorista.
A inteligência artificial também processa informações de usuários do Waze acerca de acidentes – quase 50 mil dessas informações chegam ao aplicativo a cada dia.
Já no ano passado o portal israelense Geektime reportou a existência de uma versão beta da nova funcionalidade, que deve se juntar a outras como a capacidade de detectar acidentes de trânsito em tempo real e orientações a respeito de faixas, destinadas a evitar que os motoristas fiquem em dúvida sobre qual faixa tomar em casos de acesso a outras vias.
O aumento da segurança no trânsito é muito importante, na medida em que, apesar do aumento da tecnologia disponível, morrem a cada dia 3.700 pessoas em acidentes desse tipo ao redor do mundo, incluindo pedestres.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.