Com a chegada do período de festas, verão e, consequentemente das chuvas, muitos usuários saem para viajar e acabam precisando de ajuda nas estradas, seja por imprevistos com os veículos ou também por conta de desastres naturais. Por conta disso, o Waze possui há alguns anos o recurso SOS, que permite aos motoristas acionar orgãos públicos de emergência (bombeiros, polícia, SAMU, entre outros) e seguradoras e serviços profissionais de assistência, em caso de incidentes nas vias.
A capacidade de trabalhar em colaboração nas vias é um dos principais aspectos da comunidade de usuários do Waze. Por isso, a função SOS conta também com a ajuda dos próprios usuários, ao relatar um incidente na via, o motorista pode pedir ajuda de outro Wazer, marcando no app: sem combustível, pneu furado, problema com bateria, problema médico ou outro, e receber uma assistência de alguém que está próximo.
“Promover uma direção que combina a melhor rota e mais segurança no trânsito é um dos objetivos do Waze. Percebemos que, muitas vezes, em caso de pane ou acidente, o condutor fica numa área de risco sem qualquer suporte, ou seja, é uma questão de segurança ter, nessas horas, um serviço de assistência emergencial rápido e no próprio aplicativo”, afirma Heloisa Pinho, Country Manager do Waze Brasil.
No aplicativo mais de 40 milhões de incidentes são reportados todos os meses no mundo. Com o objetivo de atender melhor esses motoristas, o Waze passa a permite também que os usuários façam chamadas de emergência e acionem policiais, ambulâncias, corpo de bombeiros e algumas concessionárias das vias sem ter que sair do aplicativo.
Para relatar um incidente no percurso ou buscar o ícone SOS, o usuário precisa tocar no ícone alaranjado do lado direito, no canto inferior da tela, e escolher o alerta apropriado para a situação, em caso de situações climáticas, é só clicar em perigo > clima > nevoeiro ou granizo ou alagamento ou gelo. É importante que os usuários reportem para que outros motoristas sejam avisados.
173 views
3 mins