A BMW, fabricante dos veículos elétricos Mini Cooper SE, está emitindo um recall para os carros desse modelo produzidos entre os anos 2020 e 2024, em função de problemas que podem ocorrer com as baterias.
Vivaldo José Breternitz (*)
Ao que consta, esses problemas tendem a se manifestar em baterias fabricadas fora das especificações, que podem superaquecer e eventualmente incendiarem-se.
O recall atinge 12.535 veículos, e segundo documentos apresentados pela BMW à National Highway Traffic Safety Administration, o problema pode ocorrer inclusive com veículos estacionados.
Até o momento, já foram detectados dois casos, mas a BMW não informou se todas as séries usadas nos carros produzidos no período são defeituosas; também não informou quem produziu esse componente.
Mas, surpreendentemente, o recall não levará à troca das baterias, mas sim à aplicação de uma gambiarra, que não se espera que uma empresa do porte da BMW adote: haverá apenas uma atualização do software dos veículos, que ao detectar mau funcionamento da bateria, colocará o carro em modo de emergência, podendo mesmo simplesmente descarregar a bateria!
Sabe-se que as trocas de bateria custam muito dinheiro e que o software é projetado para evitar incêndios. No entanto, o que poderá acontecer se o software não detectar o mau funcionamento ou sinalizar um falso positivo? No mínimo, transtornos para os usuários.
Provavelmente o assunto será levado aos tribunais, podendo a BMW ter, no mínimo, problemas de imagem.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].