277 views 3 mins

Uber pretende revolucionar o transporte urbano

em Tecnologia
terça-feira, 20 de maio de 2025

A Uber pretende revolucionar o transporte urbano com o lançamento de um novo serviço, inicialmente em grandes cidades americanas.

Vivaldo José Breternitz (*)

A ideia é percorrer rotas prefixadas durante os horários de pico nos dias úteis, com preços menores do que os cobrados em uma corrida comum.

O serviço está sendo lançado em Baltimore, Boston, Chicago, Dallas, Nova York, Filadélfia e São Francisco, com preços até 50% menores do que os de uma corrida UberX; os passageiros deverão fazer reservas através da nova funcionalidade “Route Share” (Compartilhamento de Rota).

Segundo Sachin Kansal, executivo da Uber, seus carros irão circular entre pontos pré-definidos a cada 20 minutos – ele destacou que haverá dezenas de rotas em cada cidade onde o serviço está sendo lançado. As rotas, definidas com base nos dados coletados pela Uber durante suas viagens normais, poderão incluir uma ou duas paradas para pegar passageiros; em cada viagem, haverá no máximo três usuários.

Os passageiros poderão reservar com antecedência de até sete dias ou até 10 minutos antes do horário programado de embarque. O aplicativo fornecerá instruções para encaminha-los até o ponto de embarque.

A Uber está utilizando a mesma tecnologia que usa no Uber Share, sua modalidade de corridas compartilhadas, na qual os usuários podem obter entre 15% e 30% de desconto em uma corrida UberX ao dividir a viagem com outras pessoas. Kansal disse que a Uber realiza milhões de corridas compartilhadas por ano e tem observado um aumento na demanda, à medida que os usuários buscam economizar, razão pela qual criou o Route Share.

Uma possível evolução do Route Share envolveria veículos autônomos, especialmente em cidades de muito grande porte, onde nenhuma empresa de carros autônomos ousou fazer testes.

A Uber tem parcerias com 18 empresas de veículos autônomos e relatou ter realizado em um ano 1,5 milhão de viagens com esses veículos – viagens com rotas pré-definidas como as do Route Share podem ser realizadas mais facilmente do que viagens convencionais.

Com o Route Share, a Uber está não apenas oferecendo uma opção de transporte mais econômica, mas também pavimentando o caminho para um futuro com veículos autônomos.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor e consultor – [email protected].