O Twitter anunciou ter trocado seu logo: o simpático pássaro foi substituído pela letra “X”.
Vivaldo José Breternitz (*)
É mais um episódio da rocambolesca novela iniciada em 2022, quando Elon Musk fez uma proposta para comprar a empresa por 44 bilhões de dólares. A partir dessa data, a retirada da proposta, ameaças de ações judiciais, demissões em massa, fluxo de caixa negativo e outros episódios vêm agitando a empresa.
Ao anunciar a medida, Musk afirmou que o novo logo é provisório e deu a entender que a empresa também mudará de nome. O empresário disse também que os usuários devem passar a se referir às mensagens não mais como “ tweets”, mas sim como como “x’s”.
A CEO da empresa, Linda Yaccarino, twittou que em breve a rede social passará a ser centrada em áudio, vídeo, mensagens e serviços bancários e de pagamento, tornando-se “um mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades”, confirmando o que Musk disse logo após assumir o Twitter, que pretendia transforma-lo em “X, o app de tudo”.
A obsessão de Musk pela letra “X” é bem conhecida. Ele fundou a X.com em 1997, que acabou se tornando o PayPal. Sua empresa aeroespacial chama-se SpaceX e, mais recentemente, fundou uma empresa de inteligência arttificial chamada X.ai.
O Twitter, criado em 2006 adotou o passaro, chamado “Larry the bird” como logo em 2010, em homenagem ao lendário jogador de basquete do Boston Celtics, Larry Bird.
A mudança do logo não agradou a todos: um desenvolvedor criou um software que permite aos usuários continuarem vendo o pássaro em suas mensagens.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.